SINDSPPEN-MT e SEJUS fortalecem diálogo em reunião sobre avanços para a Polícia Penal e sistema penitenciário

postado em: Notícias | 0

 

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (19), na Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS), a diretoria executiva do Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Mato Grosso (SINDSPPEN-MT) tratou de pautas prioritárias para a categoria com o secretário Vitor Hugo e a secretária adjunta de Administração Penitenciária, Hermínia Brito.

O encontro teve como objetivo o alinhamento e a troca de informações sobre demandas novas e em andamento. Foram discutidos diversos temas de interesse da categoria, incluindo a modernização do sistema de segurança, que está em fase de estudos para melhor atender às necessidades do sistema penitenciário; a padronização de horários de acordo com o fuso horário de cada localidade, dentre outros.

Um dos pontos centrais da discussão foi a Lei de Carreira da Polícia Penal. A SEJUS reafirmou, de forma categórica, o compromisso de que a proposta será aprovada ainda neste ano de 2025. Atualmente, o projeto encontra-se em fase de tramitação na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e, posteriormente, seguirá para análise e votação na Assembleia Legislativa do Estado.

Na ocasião, em defesa do processo democrático, a presidência do SINDSPPEN-MT formalizou à SEJUS um pedido de apoio institucional. A solicitação tem como objetivo viabilizar que as chapas candidatas nas próximas eleições sindicais (2025-2028) possam, de forma organizada e autorizada, visitar as unidades prisionais da capital e do interior. O intuito é garantir que todos os filiados, independentemente de sua localização, tenham acesso às propostas e aos representantes de todas as chapas, assegurando um pleito transparente e democrático.

O secretário Vitor Hugo aproveitou o encontro para apresentar a construção da nova sede da SEJUS. A expectativa é que o moderno prédio, que trará instalações mais adequadas e conforto para o atendimento aos servidores, seja inaugurado ainda em 2025. A secretária adjunta Hermínia Brito destacou a importância da obra, afirmando que “esta é a primeira vez que a categoria está sendo tratada de forma digna, com algo que não foi sobra de ninguém”. A nova sede está localizada próximo ao Hospital Central, localizado no Centro Político Administrativo.

A diretoria do SINDSPPEN-MT foi representada pelo presidente Amaury Neves, pelo vice-presidente Ricardo Henrique Feitosa e pelo secretário geral Lucivaldo Vieira.

Para o presidente Amaury Neves, a reunião foi extremamente produtiva. “Saímos deste encontro com a confirmação de compromissos essenciais para o fortalecimento da nossa categoria. A garantia da aprovação da nossa Lei de Carreira ainda para este ano é uma notícia que aguardávamos há muito tempo e representa um marco histórico. Seguiremos firmes na luta e no diálogo para que todas essas promessas se concretizem”, declarou.

O Sindicato segue monitorando a tramitação dos processos e mantém canal permanente de diálogo com o Poder Executivo Estadual em benefício de todos os Policiais Penais de Mato Grosso.