A Casa Civil de Mato Grosso publicou nesta terça-feira (13), novas orientações para servidores sobre o uso da internet, redes sociais e celulares no ambiente trabalho. Pelas novas regras, servidores do estado precisam ter atenção redobrada ao postar nas redes sociais: é importante evitar conteúdos que possam prejudicar a imagem de órgãos públicos ou de colegas. Manifestações polêmicas ou críticas relacionadas ao governo devem ser feitas de forma ética, sem causar danos à reputação das instituições.
A resolução ainda orienta que, ao representar uma instituição em redes sociais ou na mídia, o servidor deve ter autorização prévia e evitar opiniões pessoais. O uso do e-mail institucional é reservado para atividades de trabalho, ficando proibido seu uso para assuntos pessoais ou vinculado a contas pessoais em redes sociais. Além disso, servidores não podem compartilhar informações privilegiadas ou tratar de questões que estejam em processo de decisão nos órgãos.
Em relação aos celulares, a resolução sugere moderação: os aparelhos devem estar no modo silencioso ou vibrar, e ligações pessoais precisam ser feitas em locais reservados, de preferência durante os intervalos. Fotografias e gravações de colegas ou do ambiente de trabalho também ficam restritas, a não ser que haja autorização para isso.