O Presidente do Sindspen-MT João Batista Pereira de Souza esteve em visita técnica no Centro de Detenção Provisória de Pontes e Lacerda e no terreno onde será construída a subsede do Sindspen-MT, na oportundade, prestigiou também a gestão do diretor do CDP Nelson, e participou de evento na unidade Penal. Batista estendeu sua agenda e concedeu nessa tarde entrevista ao vivo na TV Guaporeí, onde explanou brevemente a situação atual do Sistema Penitenciário
e sobre o trabalho realizado pela Direção e sua equipe do Centro de Detenção Provisória (CDP). Batista falou também referente à expectativa dos Servidores com relação às eleiçoes de 2018. Após a entrevista o presidente visitou o terreno onde será construída a subsede do Sindspen em Pontes e Lacerda – MT.
- O Evento:
O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontes e Lacerda promoveu na manhã desta segunda – feira (07) uma aula inaugural que marca a entrega da sala de aula destinada a educação de ensino fundamental e médio, ensino técnico e profissionalizante dos recuperandos da unidade penal. A iniciativa também atenderá o projeto nova chance que já é desenvolvido dentro da unidade.
Além da inauguração foram apresentadas as evoluções que aconteceram no Centro de Detenção Provisória após a chegada do Diretor Nelson Ortega da Silva, como por exemplo, o crescimento da marcenaria e horta do CDP.
A unidade prisional já possui uma sala de aula que atende cinco turmas com 150 apenados, nos períodos matutino e vespertino.
“O trabalho de ressocialização é essencial para a disciplina da unidade, pois melhora o ambiente de trabalho e cessa os confrontos entre os recuperandos e agentes penitenciários, onde quem ganha com tudo isso é a sociedade. Agradeço o apoio do Sindspen – MT e a presença do Presidente João Batista e o Superintendente João Fernando”, destacou o diretor Nelson Ortega.
As hortaliças cultivadas no CDP são vendidas para cozinha da unidade e os artesanatos e móveis produzidos pelos custodiados na marcenaria são vendidos para sociedade, toda renda arrecadada é destinada para manutenção do Centro de Detenção Provisória de Pontes e Lacerda, horta e marcenaria.
Os servidores Peniitenciários realizam também trabalho social, onde fazem doações das hortaliças para instituições filantrópicas da cidade.
Conforme o Diretor Nelson Ortega esse trabalho está sendo realizado em parceria com a Subsede do Sindspen de Pontes e Lacerda, Justiça do Trabalho, Prefeitura do Município, Conselho da Comunidade e a equipe dos servidores penitenciários do Centro de Detenção Provisória de Pontes e Lacerda. “Essas parcerias são de suma importância para o progresso que vem acontecendo dentro do CDP de Pontes e Lacerda”, Frisou Nelson.