Cerca de 8 servidores penitenciários que ingressaram primeiro concurso comemoram nesse ano 25 anos de serviços prestados ao Sistema Penitenciário mato-grossense. Uma dessas agentes penitenciárias é Ina da Luz, de nova xavantina. Ela conta que sua nomeação foi no dia 26 de setembro de 1990 e posse no dia 12 de dezembro do mesmo ano.
“Naquela época, quando entrei para o sistema penitenciário, éramos ligados a Secretaria de Segurança Pública e quem era o diretor da cadeia era um delegado de policia, o qual era meu chefe superior”, disse ela.
Contando sua história ainda, Ina diz que trabalhou durante um longo período como escrivã na delegacia. “Foram 10 anos de trabalho na Policia Civil, pois os meus chefes não queriam que eu exercesse minha função alegando ser perigosa, por isso, me desviavam de cargo, adquiri muitas experiência ao logo do tempo”, falou ela, que trabalhou como escrivã nas cidades de Nova Xavantina, Água Boa e Campinápolis.
Sobre as mudanças no sistema penitenciário durante esses 25 anos, Iná garante como conhecedora do assunto e com a firmeza de quem acompanhou tudo de perto, que foram imensas. Uma verdadeira transformação.
“O sistema penitenciário do tempo que entrei pra cá mudou muito e mudou pra melhor. Crescemos muito profissionalmente. hoje trabalhamos com mais segurança e com mais efetivo, antes era só um carcereiro por plantão pra cuidar de 50 presos, numa cadeia sem estrutura, depois mudou a nomenclatura de agente carcerário, para agente prisional e atualmente agente penitenciário. Hoje vivemos uma outra realidade que jamais imaginávamos que viveríamos quando ingressamos nesse concurso. Felizmente quem entra hoje no sispen acha que não está bom, e é porque não viveu tudo que vivemos para chegar no patamar que estamos”, salientou ela, que ao longo de sua trajetória no Sispen, se formou em Gestão Pública.
Após os 25 anos de trabalho em prol do Sispen, Iná esta próxima a se aposentar e garante que tudo valeu muito a pena.
“Sou muito feliz por ter escolhido essa profissão e por ter me dedicado durante todo esse tempo a esse trabalho que não é fácil, mas muito gratificante”.
Na oportunidade, o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT) parabenizou a todos pelos 25 anos de dedicação ao sispen. “São muitos anos de trabalho dedicados ao nosso sistema penitenciário e com certeza, muitos desses servidores contribuíram e muito para essa transformação que hoje os novos servidores têm a oportunidade de presenciar e vivenciar, então, nossa gratidão a todos”, disse João Batista.
Segue abaixo relação dos servidores que completaram nesse ano de 2015, 25 anos de Sispen:
Djari Amorim de Jesus (2015)
Maria Marlene da Silva Costa (2015)
Eva dos Santos Gonçalves (2015)
Vânia Pereira de Souza (2015)
Ina da Luz (2015)
Maria Rita Leite (2015)
Leonardo Fernandes Borges (2015)
Iloni Fochesatto (2015)
Nelli Tirelli
Assessoria de Imprensa/SINDSPEN-MT