
O Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Mato Grosso (SINDSPPEN-MT) esteve presente, nesta terça-feira (30.9), na solenidade de encerramento do 5º Curso de Cães Detectores de Drogas, realizado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar de Mato Grosso, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O evento, que ocorreu no auditório do BOPE em Cuiabá, contou com a participação de profissionais de diversas forças de segurança, incluindo três policiais penais.
O sindicato foi representado pelo secretário-geral Lucivaldo Vieira de Sousa, que acompanhou a entrega dos certificados e reafirmou o apoio do SINDSPPEN-MT. Foram condecorados os policiais penais Luiz Carlos Carvalho Amorim, coordenador do Núcleo de Operações com Cães da Penitenciária de Sinop; Robson Teodoro de Lima, também lotado na Penitenciária de Sinop; e Jeziel Xavier Marques, da Gerência de Operações com Cães da Sejus. Todos concluíram com êxito o curso após 15 dias de treinamento intensivo com cães de trabalho policial.
O curso, que tem como objetivo capacitar policiais para a utilização e integração de cães em ocorrências, reuniu representantes de instituições como a Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro.
“Em nome do SINDSPPEN-MT, parabenizamos os policiais penais Luiz Carlos, Robson e Jeziel pela brilhante conclusão deste curso. Essa capacitação fortalece a atuação profissional e é fundamental para a segurança pública, ampliando a eficiência no combate ao tráfico de drogas e na proteção da sociedade. Reiteramos nosso apoio a iniciativas que valorizem a formação e o aprimoramento dos policiais penais e das demais forças de segurança de Mato Grosso”.