O túnel que já estava com saída na calçada da unidade quase finalizada foi obstruído com areia, pedras e outros materiais
Policiais Penais lotados na Unidade Prisional de Juara impediram a fuga de pelo menos 20 reeducandos da unidade prisional da cidade ao descobrirem túnel há instantes antes de ter sua saída finalizada no lado de fora da unidade.
A descoberta ocorreu no início da noite desta terça-feira (10.09), quando um buraco foi identificado na calçada externa da parte lateral do presídio.
Segundo informações, a suspeita de que havia algo irregular naquele ponto da calçada ocorreu no momento do desembarque dos reeducandos que retornavam de atividades laborais externas. “O fato de não ter nada no local horas antes chamou atenção da equipe que fazia a escolta dos presos”, contou.
Assim que constataram que o concreto estava quebrado e que havia uma abertura no solo, uma equipe permaneceu no local, enquanto outros policiais seguiram para vistoriar o interior de uma das celas. No banheiro do local confirmaram a existência do túnel e encontraram sacos com a areia retirada do solo.
“Suspeitamos que o túnel começou a ser escavado na última sexta-feira, quando notamos mudança no comportamento dos detentos. Como tem plantão que fica apenas um policial penal e o diretor da unidade, fica inviável realizar qualquer ação preventiva e de fiscalização na unidade. Na terça com três no plantão descobrimos o buraco no lado de fora, de imediato adentramos as celas e conseguimos pegar um detento ainda dentro do buraco”, revelou uma fonte.
O presidente do Sindsppen-MT, Amaury Neves destacou o empenho dos policiais penais, que mesmo com baixo efetivo se desdobram para garantir a segurança nas unidades. “Infelizmente essa é a realidade de muitas unidades, onde na maioria das vezes o plantão é feito com baixo efetivo, e os que o fazem, se desdobram para cumprir suas funções e garantir a segurança dentro e fora das unidades”,
O túnel foi obstruído com areia, pedras e outros materiais. Nenhum preso fugiu. O plano de fuga, mesmo frustrado, será objeto de apuração em processo administrativo.