Criado para representar os servidores do sistema prisional de Mato Grosso, o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT) completa neste domingo seu 13º aniversário de fundação, e com o sentimento de que muito foi conquistado, mas que há muito ainda por vir. Atualmente somos pouco menos de três mil policiais penais, com a responsabilidade de gerir mais de 40 unidades prisionais do estado e garantir a segurança da população ao manter sob controle uma massa carcerária de mais de 11 mil reeducandos em regime fechado e mais seis mil monitorados por tornozeleira eletrônica.
Com bravura e honra, exercemos nossas obrigações dentro e fora das unidades. Com disciplina e maestria conseguimos evitar que mais crimes sejam cometidos do lado de fora dos muros a mando de criminosos sob custódia. Tamanha dedicação e disciplina, além da união da categoria, nos credenciam a nos tornar um sindicato à altura dos nossos sindicalizados.
Resilientes e determinados, nos levantamos a cada golpe que recebemos, e mais fortes seguimos. Sempre foi assim para nossa categoria, nada nos foi dado de graça, cada ganho e benefício conquistado para nossos pares foi na base da luta e do diálogo. Assim tem sido a caminhada da atual gestão do Sindspen MT.
Nos últimos doze meses foram muitas reuniões com secretários, lideranças e políticos em busca de reconhecimento para nossa categoria e igualdade de direitos com nossos colegas da segurança pública. Sempre prezando pelo diálogo e por defesas técnicas e bem fundamentadas.
São pequenas batalhas que precisam ser vencidas para alcançarmos nosso objetivo. O recebimento do auxílio fardamento foi uma dessas batalhas. Ainda lutamos para que todos tenham o direito de receber o auxílio alimentação, o reajuste do adicional de insalubridade, e ainda a jornada delegada e a voluntária que precisam ser aplicadas para nossa categoria.
Apesar das dificuldades, nos mantemos em pé, firmes e fortes, com uma equipe unida e coesa em busca de um mesmo objetivo. Por isso parabenizamos a todos que fazem e fizeram parte deste importante sindicato, as diretores regionais que em centros distantes garantem que os direitos da nossa categoria sejam respeitados, e a todos aqueles que de alguma forma contribuíram para chegarmos até aqui.
Atravessamos barreiras antes vistas como intransponíveis, superamos obstáculos antes vistos como insuperáveis, não temos dúvidas de que novas lutas virão, e temos a certeza de que muitas conquistas nos esperam.
Amaury Neves é policial penal e presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT)