A diretoria do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), voltou a se reunir com o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves na tarde desta segunda-feira (27) na sede da SAAP. Com a participação do presidente do Sindspen MT, Amaury Neves e do secretário geral do Sindspen-MT, Lucivaldo Vieira de Sousa o encontro teve como pauta demandas para a categoria ao longo de 2023 como a jornada voluntária, jornada delegada, insalubridade, auxílio alimentação para todos os servidores e regulamentação da polícia penal, com a definição da criação do departamento, secretaria ou diretoria.
Sobre a jornada voluntária foi apurado que o processo se encontra na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), na unidade de normas aplicadas. Já sobre o auxílio alimentação o pedido foi encaminhado para a Secretaria de Estado de Segurança Pública, (Sesp-MT), que repassou para o setor jurídico para avaliação do pedido.
Em relação a jornada delegada, foi conversado que existe a intenção de que ela seja colocada no mesmo pacote da jornada voluntária, para fazer uma única mudança na legislação.
Sobre o adicional de insalubridade, nosso pedido é para que ele seja estendido a todos os policiais penais e servidores que tenham acesso aos reeducandos, além de que seja pago de forma igualitária, com o mesmo valor para todas as unidades penais, sem distinção.
Foi abordado ainda a necessidade do aumento do efetivo de policiais penais na unidades de Cuiabá, Várzea Grande e algumas unidades do interior, a informação é de que essa demanda será encaminhada ao governador, para que possa ser chamado juntamente com os aprovados das demais forças de segurança, como já anunciados previamente pelo governo do estado.