Cerimônia de formatura aconteceu nesta sexta-feira (06) e contou com a participação do Sindspen MT e membros das forças de segurança do Estado
O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT) acompanhou na manhã desta sexta-feira (06.01) a cerimônia de formatura de 15 policiais penais que concluíram o IV Curso de Operações Penitenciárias Especializadas (Cope). Os policiais penais agora fazem parte do Serviço de Operações Especializadas (SOE), ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), e estão aptos para atuarem em operações de alto risco como controle de motins, rebeliões, e operações complexas do sistema penitenciário.
Com carga horária de 1.704 horas e cinco meses de duração, o curso capacitou servidores dos municípios de Cuiabá, São Félix do Araguaia, Sinop, Lucas do Rio Verde, Água Boa, Várzea Grande e Tangará da Serra. O vice-presidente do Sindspen-MT, Ricardo Henrique Paz Feitosa, esteve presente e fez parte do dispositivo de honra do evento.
“O Sindicato só tem a parabenizar esses policiais penais que deram um grande passo em suas carreiras. Concluíram um curso muito relevante para nossa categoria e agora estão treinados e capacitados para atuarem nas situações mais complexas dentro das unidades prisionais do estado”, pontuou.
O diretor de imprensa do Sindspen-MT, Jorge Moraes também participou do evento.
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Augusto de Camargo Roveri, também parabenizou os formandos e lembrou que, além de proporcionar mais segurança e tranquilidade aos policiais penais no trabalho, essa especializada beneficia diretamente a população mato-grossense ao oferecer um serviço mais eficiente nas situações complexas do Sistema Penitenciário.
“O governador Mauro Mendes determinou, a todos os gestores públicos, mais eficiência na gestão e qualidade dos serviços prestados à população. O aperfeiçoamento dos servidores caminha nessa direção”, acentuou César Roveri.
Para o coordenador de Ensino e Aperfeiçoamento do Servidor Penitenciário, Eudes Trew de Jesus a importância da formação para atuação em operações mais complexas do SOE, vem proporcionando mais segurança e potencializando as ações de segurança nas unidades prisionais do Estado.
“Os formandos receberam instrução de abordagem policial e de escolta, de combate veicular avançado, noções de operações aéreas, uso de tecnologia menos letal, combate de distúrbios civis (CDC), patrulhamento rural e urbano, instrução de intervenção penitenciária, dentre outras”, citou o coordenador.
O gerente de Serviço de Operações Especializadas (SOE) Giulliano Volpato parabenizou os formandos e agradeceu a todas as entidades coirmãs que contribuíram para a realização do curso.