Sindspen-MT debate a realização de ações para falar sobre assédio moral

Agenda com participação da coordenadora de Inteligência Penitenciária levantou a importância de ações sobre o tema nas unidades prisionais

Com objetivo de estar sempre próximo de seu sindicalizado e com os policiais penais, independente da área de atuação na Segurança Pública do Estado, a diretoria do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT) cumpriu agenda solicitada pela coordenadora de Inteligência Penitenciária do Sispen/Saap, Hermínia Brito Dantas. O encontro ocorreu na tarde da última segunda-feira (24.10) e na oportunidade foi discutida a possibilidade da realização de palestras e reuniões para falar sobre assédio moral e relações interpessoais entre os servidores.

A visita contou com a presença do presidente do Sindspen-MT, Amaury Neves, do Secretário Geral, Lucivaldo Vieira de Souza e da Tesoureira Layd Laura Potêncio.

“É um setor que fez expandir nossas atribuições, mas que de certa forma tem contribuído e realizado seu papel, fazem um trabalho de checagem de informação exemplar antes de reproduzi-las, atuam de forma integrada com outras forças de segurança pública e desenvolvem sistemas para aperfeiçoar o trabalho do setor, além do excelente trabalho no aspecto da contrainteligência. E dentre outras ações vem realizando um trabalho cuidadoso na questão de análise de dados estatísticos. Como é o caso do assédio moral, nas relações interpessoais dos servidores da polícia penal”, pontuou Amaury Neves.

Herminia também frisou a importância de haver um acompanhamento mais de perto em relação à saúde mental dos servidores e até mesmo a orientação sobre o tema do assédio moral. “Sabemos que nossa profissão é desgastante e que cada um tem sua vida pessoal, que pode estar passando por dificuldades, e ninguém sabe disso. Precisamos criar oportunidades e ambientes para conversarmos com nossos servidores e ajudá-los da forma que for preciso, nossos colegas estão ficando doentes e sobrecarregados, o que sem dúvida afeta em sua capacidade de cumprir sua função e nas suas relações dentro do ambiente de trabalho”, afirmou.

A coordenadora afirmou ter disponibilidade para realizar ações para melhorar o ambiente de trabalho e a relação entre os servidores, e se colocou à disposição para contribuir com essas questões na categoria. O Sindicato já está trabalha na questão da saúde mental do servidor, juntamente com a gerência de saúde, e aponta que toda ajuda é bem-vinda.

Sobre o Assédio Moral

Assédio Moral Vertical Descendente

Ocorre quando um funcionário é assediado por uma pessoa hierarquicamente superior na corporação. Apelidos pejorativos, situações vexatórias realizadas por gerentes, por exemplo, caracterizam esse tipo de assédio.

Assédio Moral Organizacional

Nesse contexto, o funcionário sofre violência psicológica da empresa através do ambiente organizacional. Estímulo de competição agressiva entre funcionários, incitando medo e ameaças aos colaboradores, serve como exemplo.

Assédio Moral Vertical Ascendente

Ao contrário do assédio moral vertical descendente, ocorre quando um profissional em posição inferior à vítima comete a impertinência. Esse tipo de assédio é menos comum e pode acontecer quando o colaborador tem acesso à informações sigilosas, utilizando-as para chantagear chefes e gerentes.

Assédio Moral Horizontal

Realizado entre colaboradores que ocupam a mesma posição hierárquica na corporação. Provocações, deboches, clima desagradável e conflitos internos configuram esse tipo de assédio.