Policial Penal recebe prêmio destaque do ano por trabalho voluntário em Barra do Garças

Homenagem realizada pela Câmara Municipal do município premiou o policial penal, Bruno Marques por trabalho de prevenção às drogas entre jovens

O trabalho do policial penal vai muito além de trancar celas e cuidar dos reeducandos dentro das unidades prisionais, em sua função consiste ainda na manutenção da segurança de toda a sociedade, dentro e fora dos muros. Muitos costumam prestar serviços voluntários para melhorar, nem que seja um pouco mais, a sociedade em que vive. Na noite desta quarta-feira (19), o policial penal Bruno Marques recebeu o prêmio destaque do ano do Programa de Prevenção às Drogas, Agente Mirim de Barra do Garças, realizado pela Câmara Municipal do município para homenagear agentes da Segurança Pública do Estado.

Marques, que atualmente está lotado na Cadeia Pública de Barra do Garças, é o coordenador e responsável pela implantação do Programa de prevenção às drogas Agente Mirim no município. Seu comprometimento e trabalho, com apoio de outros policiais penais, foram reconhecidos durante evento realizado na noite de ontem.

“A palavra que define é gratidão. Em nome da Polícia Penal, ficamos muito felizes em receber esta honraria”, pontuou Marques.

Durante a cerimônia, a trajetória do policial penal foi destacada. Marques entrou para a polícia penal em 2011, onde foi lotado no CDP de Juína, posteriormente na Diretoria de Ensino Penitenciário, e Diretoria de Inteligência Penitenciária em Cuiabá, logo, foi diretor da penitenciária Major Zuzi Alves em Água Boa, e posteriormente diretor da Penitenciária Central do estado de Mato Grosso-PCE.

O presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), Amaury Neves parabenizou aos policiais penais de Barra do Garças pelo trabalho e destacou a importância das ações da categoria fora dos muros.

“Nosso trabalho é muito desgastante e perigoso, todo mundo já sabe disso, e mesmo assim alguns policiais penais doam parte do seu tempo para participar de ações sociais e serem voluntários por acreditarem que podem fazer a diferença na sociedade. Ficamos honrados por nossos colegas receberem esse reconhecimento e pelo belo trabalho realizado em Barra do Garças”, declarou.

Programa Agente Mirim de Barra do Garças

Desde março de 2022 o Agem Araguaia atende cerca de 100 alunos entre crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. São desenvolvidas atividades cívicas com princípios em hierarquia e disciplina, e conta com o trabalho voluntário de 10 Policiais penais de Barra do Garças que compõem uma equipe multidisciplinar, e que compartilha o seu conhecimento técnico em diversas áreas.

O Programa busca ainda envolver a família do indivíduo agregando valores para além do lar, valores que servirão para a vida em sociedade.

Os profissionais se dedicam incansavelmente por acreditar que com oportunidades se faz uma sociedade melhor.