A diretoria do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen/MT) participou na manhã desta sexta-feira (12.08), da cerimônia de abertura e da aula inaugural do IV Curso de Operações Penitenciárias Especializadas (COPE), no Auditório do Comando Geral da Polícia Militar. Inicialmente o curso disponibilizou 50 vagas para todo estado, e após processo seletivo com a realização de Teste de Aptidão Física (TAF) e Teste de Aptidão de Tiro (TAT), 23 policiais penais se mostraram aptos e deram início à formação na data de hoje.
Para o gerente de Serviço de Operações Especializadas (SOE) Giulliano Volpato a realização do curso e a grande participação de candidatos mostram o interesse dos servidores em se aprimorar e consequentemente estarem mais bem preparados para situações adversas.
“É uma forma também de rejuvenescer a equipe, os policiais penais do primeiro curso já estão em atividade há mais de 10 anos e trocar a equipe é importante para dar novo fôlego ao SOE. Além disso, nossas atribuições evoluíram bastante nos últimos anos e os novos alunos estarão preparados para essas mudanças e assim realizar exercícios de maior complexidade e periculosidade, como abordagem ao redor das unidades, recaptura de fugitivos e até mesmo escolta”, pontua.
Já o coordenador de Ensino e Aperfeiçoamento do Servidor Penitenciário do Estado de Mato Grosso, Jonathan Francisco Pereira, contou que a formação dos policiais penais no Cope visa aumentar ainda mais a capacidade dos policiais penais em manterem a ordem e a segurança dentro das unidades.
“Teremos servidores preparados para atuar em situações de alta complexidade. Assim como o crime evoluiu, nossos policiais também evoluíram em seus treinamentos e suas capacitações em prol de combater a criminalidade”, explicou.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Mendes em sua fala durante a solenidade de abertura deu as boas vindas aos alunos e desejou sorte aos candidatos, além de ressaltar que a instituição está sempre de portas abertas para as entidades de segurança pública.
O presidente do Sindspen-MT, Amaury Neves parabenizou os alunos do curso e destacou a importância dos policiais penais para a segurança pública do Estado. “Provamos inúmeras vezes nosso valor e com o passar dos anos, com muita luta, conseguimos avançar e muito na nossa profissão e hoje todo o trabalho dentro das unidades prisionais é de responsabilidade dos policiais penais. Isso se deve ao comprometimento dos servidores em sua profissão e pela busca pelo aperfeiçoamento nas suas atividades no dia a dia”, afirmou.