Unidade prisional de Água Boa recebe Programa de Gestão e Clima Organizacional

Após várias reuniões, pedido de inclusão e articulação o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT) conquistou espaço e participa diretamente do Programa de Gestão do Clima Organizacional realizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT). O programa visa a necessidade da implantação de políticas de valorização profissional, bem como a qualidade de vida e saúde mental dos servidores que atuam nas unidades prisionais do Estado.

Nesta primeira etapa a equipe de gerência e gestão de pessoas realiza uma pesquisa de clima organizacional com os servidores que atuam na unidade do município de Água Boa (distante 743 km de Cuiabá). De acordo com a coordenação do programa, a pesquisa servirá para avaliar a percepção dos servidores sobre as políticas, práticas e procedimentos da Sesp-MT, o que permitirá uma atuação proativa da pasta com base nos fatos e dados levantados no questionário.

Para a diretora de Atividade Social e de Saúde do Sindspen-MT, Emilene Nunes de Souza Ribeiro, o programa tira do papel cobranças que o sindicato já fazia há algum tempo e possibilita entender melhor a situação de cada unidade e possibilita planejar ações que melhorem o ambiente de trabalho. “A importância desse trabalho para os policiais penais e servidores é de grande valia, pois avalia a real situação no ambiente de trabalho, e identifica alguma dificuldade encontrada para que possa melhorar o desenvolvimento no local de trabalho. Dessa forma fica mais fácil identificar como ele se encontra mentalmente e o que pode afetar sua saúde mental, e o Sindspen-MT vai acompanhar de perto esse programa para que tenha êxito na participação do servidores”, pontua.

Segundo a Sesp-MT o programa tem como objetivo subsidiar a área de Gestão de Pessoas, Gestão de Estratégica e demais unidades da pasta com uma visão mais abrangente do Clima Organizacional, além de definir um plano de ação para melhoria organizacional, baseado na identificação dos dados da pesquisa e compreensão dos aspectos positivos e negativos que impactam no ambiente de trabalho.

“Durante o encontro realizado na unidade Água Boa foi nítida a satisfação dos servidores ao participarem do programa, acredito que teremos bons resultados no futuro”, acrescenta o secretário geral do Sindspen-MT, Lucivaldo Vieira de Sousa. Seguindo o cronograma de planejamento, as próximas unidades que receberam o programa serão Cáceres e Sinop.