Sindspen-MT cobra regulamentação da polícia penal em Mato Grosso

postado em: Notícias | 0

A diretoria do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen/MT) se reuniu na tarde desta segunda-feira (11.04), com o Secretário Adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves, para cobrar o andamento da regulamentação da Polícia Penal, bem como o seu projeto de estruturação da carreira. Na oportunidade, além das demandas particulares que cada unidade necessita para melhores condições do sistema penitenciário do Estado, o sindicato reforçou o pedido para que participe da discussão da formação do Departamento da Polícia Penal, (DPP).

“Sabemos que é fundamental ajudar na construção dessa proposta e assim evitar que pontos importantes para a regulamentação da nossa profissão fiquem de fora do projeto, e por isso precisamos ter acesso na íntegra deste documento antes que ele vá para a aprovação. Acreditamos também que por meio dele podemos assegurar mais direitos para a nossa categoria”, afirmou o presidente do Sindspen-MT, Amaury Neves.

A pedido do sindicato o secretário adjunto solicitará uma cópia do projeto junto a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) para que o Sindspen-MT possa ter conhecimento do projeto e possa dar sugestões pontuais. “Por isso estamos insistindo nessa pauta, isso de certa forma também fortalece a questão da valorização do policial penal e possamos assegurar mais direitos para nossa categoria”, explicou Neves.

O reconhecimento como policia penal foi aprovado em dezembro de 2019 pelo Congresso Nacional e em dezembro de 2020 pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), quando receberam o “Reconhecimento da Natureza Policial” e passaram a ser chamados de Policial Penal, desde então a categoria luta pelo reconhecimento por parte do executivo da regulamentação da carreira bem como de suas atribuições.