O Governo do Estado sancionou nesta quinta-feira (31.03) a Lei 11.703/2022, de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que obriga o hasteamento da Bandeira Nacional do Brasil em todas as escolas públicas e privadas de Mato Grosso. O projeto teve como um dos seus idealizadores o Policial Penal lotado na unidade de Barra do Bugres, Antônio Lima.
O principal objetivo da lei, conforme o deputado, é estimular o patriotismo em crianças e adolescentes nas escolas. “O ambiente escolar é contexto propício para seu estímulo, na medida que nele se transmitem e consolidam os princípios e valores fundamentais da sociedade, para que estes menores cresçam sob a influência positiva e viva do patriotismo”, afirmou o parlamentar.
Para Lima, a Lei pode ajudar a despertar o patriotismo nos alunos e estar presente em local visível a todos é fundamental para isso. “Resgatar o patriotismo dentro das escolas é essencial para que as crianças e jovens já cresçam criando o amor pelo país e pela bandeira. Esse projeto é fundamental para resgatar esse sentimento que antigamente era cotidiano nas escolas e esperamos que incentive cada vez a participação do jovem dentro da própria escola”, explica Lima.
O secretário geral do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindispen-MT), Lucivaldo Vieira de Souza parabenizou a iniciativa do policial penal. “Isso demonstra a capacidade dos nossos colegas, que mesmo ocupados com a dura rotina da profissão conseguem idealizar projetos que atingem toda a população”.