O presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindispen-MT), Amaury Neves, aproveitou sua fala na solenidade de formatura dos policiais penais do Curso de Formação Inicial (CFI) 2021/2022, da Academia de Polícia Penal (Acadepolp), nesta segunda-feira (28.03) para cobrar apoio dos parlamentares e autoridades na negociação pela recomposição salarial da categoria, que desde dezembro de 2021 está em pauta com o Governo do Estado. No histórico estão greve realizada pelos policiais penais, suspensão e encerramento do movimento após reuniões com representantes do Poder Executivo. No entanto, já se passaram três rodadas de negociação e nenhuma proposta foi apresentada à categoria.
“Vocês se tornaram policiais penais por mérito de vocês e podem contar com o Sindspen-MT para o que for necessário daqui pra frente. O sindicato estará de portas abertas aos novos colegas e contamos com o apoio de vocês. Assim como precisamos do apoio dos deputados estaduais e autoridades, e aqui quero pedir novamente a atenção de todos para reforçar nossa luta pela recomposição salarial da categoria, pedido justo e que beneficiará também os novos colegas que entram agora nessa nobre profissão”, ponderou Neves.
Os policiais penais reivindicam a recomposição salarial dos últimos 10 anos e plano gradativo de equiparação salarial. Atualmente, são cerca de 2,8 mil servidores, lotados em 46 unidades prisionais. Eles representam a menor categoria em número de servidores das três forças de segurança pública, que são Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal.
“Esses profissionais passam a maior parte do tempo da pena com reeducandos, tendo contato diário dentro dos presídios, cadeias e unidades prisionais e precisam ser valorizados para que possam ter mais qualidade de vida. Gostaria de parabenizar a todos os novos policiais penais pelo objetivo alcançado, o desafio está apenas começando, provamos que somos capazes e o sindicato continuará lutando para conseguir melhores condições para nossa categoria”, afirmou Neves.
Formatura – No evento de formatura, realizado na noite desta segunda-feira (28.03), no Teatro Zulmira Canavarros, estavam presentes além do presidente e toda a diretoria do Sindspen-MT os deputados estaduais João Batista (PP), Delegado Claudinei (PSL), Elizeu Nascimento (PL), Dr. João (MDB) além do secretário de Estado de Segurança Pública (SESP), Alexandre Bustamante. Ao todo 79 novos policiais penais ingressaram no quadro de servidores da Segurança Pública de Mato Grosso e irão atuar dentro das unidades prisionais do estado.