Policiais penais da Mata Grande descobrem esconderijo com dezenas de celulares

Policiais penais da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa, mais conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis (215 km de Cuiabá), encontraram, na manhã desta terça-feira (15), 20 aparelhos celulares, 12 carregadores e 10 fones que estavam enrolados em sacos plásticos dentro de um buraco na parede e no chão da ala II da unidade.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), 97 reeducandos estavam na ala no momento, e os envolvidos responderão a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). Os detentos foram encaminhados para outra ala e as obras de reparos necessários já foram iniciadas.

A diretora da Subsede de Rondonópolis, Jacilene Terra conta que os agentes receberam informações sobre os ilícitos e utilizaram um martelete para conseguir quebrar parte da estrutura e localizar os aparelhos celulares e os demais acessórios. De acordo com a direção da unidade vem traçando estratégias para manter a ordem e a disciplina com o objetivo de impedir o uso de materiais ilícitos por parte dos detentos.

Apreensão na penitenciária feminina em Cuiabá

Policiais penais da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto, localizada na região do Distrito Industrial de Cuiabá, evitaram a entrada de uma grande quantidade de produtos ilícitos que seriam arremessados por cima do muro da unidade na madrugada desta terça-feira (15). De acordo com o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), a ação resultou na apreensão de aproximadamente 40 celulares, carregadores, fones de ouvido, porções de drogas e serras tipo segueta.

De acordo com os policiais penais responsáveis pela apreensão, a ação ocorreu por volta das 3h30 e foi evitada graças ao equipamento de monitoramento da área externa da unidade. Pelas câmeras de vigilância, os agentes avistaram dois suspeitos nos arredores da unidade. Os agentes das torres foram avisados e realizaram disparos para evitar o lançamento dos produtos. Assustados, os suspeitos abandonaram os objetos e fugiram.