Sindspen-MT Promove evento em homenagem ao Dia da Mulher

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 08 de março, o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT) realizará na próxima sexta-feira (18.03) o Seminário “Conexão Mulher, Conquistas e Desafios”. Aberto ao público, o evento que abordará temas como assédio no ambiente de trabalho, empoderamento da mulher na segurança pública e a saúde emocional das servidoras. Será realizado no auditório Deputado Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), das 7h30 às 17h30.

Pela manhã, as palestrantes convidadas abordarão questões éticas e morais da profissão, além da parte psicológica. A delegada da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), Juliana Chiquito Palhares falará sobre “empoderamento e ascensão da mulher na Segurança Pública: ética e moral como ferramentas de destaque”. Já a psicóloga Naila Crisitna Souza abordará o tema “Qualidade de vida e saúde mental: enfrentamento à hostilidade da profissão”, que tratará da independência e da autonomia emocional.

Ainda no período matutino, a presidente do Conselho de Comunidade da Vara de Execução Penal de Cuiabá (Concep), Sílvia Toma, trará o tema “Empatia e sororidade entre as mulheres”. Fechando a primeira parte do evento, a coordenadora de Inteligência Penitenciária, Hermínia Dantas de Brito, ao lado da policial penal e chefe da Unidade Setorial de Correição (Uniscor), Katucha Ferreira de Arruda, falarão sobre “Assédio no ambiente de trabalho: como identificar, agir e evitá-lo”.

À tarde será a vez da advogada Sirlei Theis apresentar a palestra “Ressignificar. Mulheres do mundo real”. Na sequência, a coronel Rubia Fernanda e a advogada Gisela Simona abordarão o tema da Mulher na Política. Para encerrar haverá palestra com o tema “Mulher gestora e a quebra de paradigmas na função” e ainda uma aula funcional para com Rita De Cássia e Luzimeire de Paula Guimarães sobre a importância do esporte para as mulheres.

De acordo com a diretora do Sindspen-MT, Elizabeth Ourives, o evento gratuito será direcionado a todas as mulheres que tenham algum tipo de ligação com a profissão. “Além das mulheres policiais penais, esposas e parentes dos servidores também poderão acompanhar as palestras e entender um pouco mais da realidade da profissão dos policiais penais”, afirma.

O presidente do Sindspen-MT, Amaury Neves, ressalta que o evento tem como objetivo reforçar a participação das mulheres em todas as áreas que as policiais penais atuam, além de prepará-las para desafios que possam ocorrer no dia a dia. “Sabemos o quão dura é a nossa profissão, e para as mulheres, que muitas vezes cumprem jornada dupla ou tripla na sua rotina é essencial darmos esse destaque e reconhecer a sua importância na segurança pública. São quase 800 mulheres policiais penais em Mato Grosso, e para nós é uma enorme satisfação realizar esse evento inteiramente voltado para elas”.   Serviço:   O que: Seminário Conexão Mulher, Conquistas e Desafios Quando: 18 de Março Horário: A partir das 07h30 Onde: Auditório Deputado, Licínio Monteiro na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT)