Páscoa – Despedida e esperança

postado em: Notícias | 0


Creio que não há um momento tão oportuno para falar da emocionante despedida em Jerusalém como o dia de hoje, sexta-feira da Paixão. Dia das reuniões familiares em volta da mesa, e em tempos difíceis, dia de explosões de sentimentos, alegrias, tristezas, dores, sorrisos, profundas consternações e lágrimas das famílias e amigos das mais de 300 mil vítimas da Covid-19, só no Brasil.

Foi em uma sexta-feira muito semelhante a esta na palestina. Will Durant, historiador, vai nos informar que como a festa da Páscoa estivesse próxima, grande número de judeus se reunia para oferta de sacrifícios no Templo. O pátio externo do Templo formigava de vendedores de pombas e outros animais sacrificiais, bem como cambistas oferecendo dinheiro local em troca de dinheiros exóticos, com efígies pagãs do Império Romano. Em visita ao Templo, aquele barulhento mercantilismo deixou Jesus mal impressionado, e no ímpeto de indignação ele derruba as mesas dos cambistas e vendedores e eloquentemente diz: _*”Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda.”*_ (João 2. 16)

Uma espécie de “capitalismo” primitivo já movia a sociedade ao oportunismo, viam na religiosidade das massas a oportunidade de ganhar algum dinheiro, bem atual isso não?… Não se preocupe caro leitor, nada contra o nossa tradicional canjica, “peixe santo”, bacalhau, coelhinho, e os ovos de chocolate (risos).

O fato é que a conduta impetuosa de Jesus no Templo, a intusiástica recepção do povo na entrada de Jerusalém e até mesmo o milagre da ressurreição de Lázaro em Betânia fez com que os chefes judaicos decretassem sua morte. E na na escura noite de sexta-feira Jesus é preso pela polícia do Templo. Oh noite fria!… Noite de despedida, de dor, de tristezas e lagrimas. Quantos de nós temos vivido experiências semelhantes? Despedidas prematuras de muita dor e pranto… entenda uma coisa, Jesus compreende você! E foi pensando em você que, antes da cruz, ele deixou sua última mensagem, vejamos:

_*”Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.  E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. Vocês conhecem o caminho para onde vou”. (…) Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”*_ (João 14. 1-6)

Ele se despede é fato, mas também é fato que ele não nos deixaria sozinhos…

_*”Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Consolador (Espírito Santo) para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês. (…) Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.”*_ (João 14. 15-18, 27)

Em seguida, Jesus ora pelos seus discípulos, pois ele sabia que haveria tempos difíceis neste mundo, eles precisariam ser resilientes para vencer as dificuldades aqui…

_*”Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”*_ (João 16. 33)

_*”Eu revelei teu nome (Pai) àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm guardado a tua palavra. Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um. Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Mal. Eles não são do mundo, como eu também não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. (…) Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem dos meus discípulos.”*_ (João 17. 6-11, 20)

Por último, não menos importante, Jesus nos enche de esperança falando sobre a sua ressurreição.

_*”Jesus chamou à parte os Doze e lhes disse: Estamos subindo para Jerusalém, e tudo o que está escrito pelos profetas acerca do Filho do homem se cumprirá. Ele será entregue aos gentios que zombarão dele, o insultarão, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão. No terceiro dia ele ressuscitará.”*_ (Lucas 18. 31-33)

O domingo de Páscoa certamente chega na vida de todos aqueles que acreditam em Jesus! Esteja certo de uma coisa, você pode até estar vivendo o drama da sexta-feira, luto, dor, tristeza, traição, doenças e abandono, mas o domingo da ressurreição chegará na sua vida se você confiar em Jesus, isso fala de novas perspectivas, esperança, fé e confiança. Ele jamais te abandonará, ele se importa com você, ele ressuscitou, ele vive!

*Feliz Páscoa!*

Rodrigo Venceslau

Presbítero na AD Alvorada Cuiabá, Bacharel em Filosofia pela UFMT, pós-graduado em Letras e Polícial Penal