Policiais penais contribuem em diversas funções para ajudar salvar o pantanal mato-grossense

Assessoria /Sindspen-MT

image

Quatro policiais penais escalados para supervisionarem reeducandos no combate ao fogo no pantanal contribuem nas mais diversas funções a fim de combater as chamas, que consomem a vegetação do pantanal há vários dias.

Nove detentos do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, passaram a trabalhar no combate aos incêndios no pantanal mato-grossense há mais ou menos 30 dias. A decisão foi tomada pelo Juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto, da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, eles atuam no projeto “Todos contra o fogo”.

Pantanal

Os reeducandos são monitorados eletronicamente e supervisionados por policiais penais que se envolveram muito mais com o projeto. “Aqui nossa função principal é a segurança, porém ajudamos também no suporte para os reeducando e voluntário carregamos e cortamos alimentos também, além de varias outras funções, porque aqui todos estão unidos no mesmo propósito que é ajudar a salvar o pantanal. Agradeço ao diretor da unidade Ahmenon, Edilson Leão por me dar essa oportunidade”, afirmou o policial penal e chefe de equipe Gonçalo Rodrigues Nogueira.

A operação é realizada ao longo da Transpantaneira, uma estrada de terra de 150 km, principal via da região, que vai de Porto Jofre a Poconé, no estado de Mato Grosso.

No local os presidiários estão construindo abrigos aos animais feridos, ajudam apagar as chamas e auxiliam os brigadistas em todas as suas tarefas assim como os policiais penais, numa luta acirrada para salvar a maior planície tropical alagável do mundo.

Segundo dados oficiais, de janeiro até o final de agosto as chamas consumiram 18.646 km2, 12,4% do bioma do lado brasileiro.

Os policiais ajudam ainda na distribuição de água e alimentos aos animais em pontos pré-determinados à disposição dos bichos ameaçados pela fome e pela desidratação.

A presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen), Jacira Maria da Costa sente-se triste e ao mesmo tempo orgulhosa. “Sinto-me triste por ver o que estamos enfrentando, mas saber que nossos policiais estão sendo voluntários no combate ao incêndio e ainda realizando outros trabalhos essenciais para diminuir os efeitos das chamas que devastam o Pantanal é motivo de honra. Parabéns a todos os envolvidos deste lindo trabalho que está sendo realizado” destacou.

Estão atuando na escala dessa semana os policiais Diogo Alves Negro, Loremberg josuel do Espírito Santo, Eder Carlos Prado Bruno e Gonçalo Rodrigues Nogueira.

Pantanal