Policiais Penais ganham ação por descontos indevidos

image

Dois Policiais Penais do Estado de Mato Grosso ingressaram com ação judicial por meio do setor jurídico do Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen), visando que a administração pública se adequasse a legalidade, no que se refere a eventuais descontos efetuados de forma indevida em suas folhas de pagamento. Nesta semana a justiça sentenciou favoravelmente nos casos.

Um dos policiais é U.F.B. por erro da Administração Pública recebeu do Estado por um período valores em excesso, referente ao adicional de insalubridade, razão pela qual deve devolver o numerário recebido à Administração Estadual, assim o Estado começou a efetuar os descontos no salário do servidor em percentual acima de 10% do valor de seu subsidio mensal, causando grande prejuízo a suas finanças.

Com o ingresso da ação judicial, o juízo do Juizado Especial da Fazenda Pública de Cuiabá sentenciou que a administração pública só poderá efetuar o desconto em parcelas mensais não excedentes à décima parte da remuneração do servidor.

No caso da policial A.C.F.R. não foi diferente, mais uma vez a administração pública errou e efetuou descontos indevidos em sua folha de pagamento, tendo em vista que a servidora por um longo período recebeu adicional de insalubridade por uma jornada de 40 horas semanais, porém a mesma laborava 30 horas apenas.

No Momento em que o Estado constatou a falha, passou a pagar o valor correspondente a sua jornada e iniciou os descontos dos valores pagos a mais no salário da policial. Após ação impetrada o Tribunal de Justiça de Mato Grosso determinou que a administração pública cesse imediatamente os descontos perpetrados em seus subsídios, uma vez que a mesma recebeu os valores pagos a mais pelo Estado de boa-fé, não podendo pagar por equivoco da Administração Pública.

O presidente em substituição do Sindspen, Gilciney Gomes reforçou que a entidade vem cumprindo seu papel com os servidores, representando sempre que necessário às questões dos direitos de forma ativa. “O sindicato é o nosso meio de representação judicial legítimo. Temos um excelente trabalho jurídico pra oferecer aos sindicalizados, nosso objetivo é fornecer o melhor aos nossos guerreiros sempre”.

O Sindspen informa aos policiais penais e servidores penitenciários sindicalizados que tiver o mesmo problema procurar a assessoria jurídica do sindicato.