O Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen) orienta os Policiais Penais e servidores penitenciários sobre o funcionamento da progressão vertical/ elevação de nível. Essa progressão é automática, ou seja, o servidor não precisa juntar documentos para processo. O primeiro passo para o andamento da progressão de nível ocorre desde que a unidade penal realize a avaliação de desempenho do servidor.
O segundo passo que o profissional deve se atentar, é acompanhar o Diário Oficial/IOMAT para verificar se a nota da avaliação dos últimos três anos foi divulgada.
O Sindspen esclarece que a nota é individual e é necessário que seja divulgado uma nota por cada ano, nos últimos três anos. Salientamos que uma vez que divulgada a nota, o servidor entre em contato com o Sindspen pelo email: sindspen.diretoria@gmail.com. Informando, o nome completo, matrícula, cargo e qual unidade está lotado. Esses dados serão necessários para que o sindicato faça a cobrança devida para a Coordenadoria de Aplicação Desenvolvimento, Saúde e Segurança (CODSS) da Gerencia de Pessoas da Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sesp).
Demora na progressão
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) informou que está atrasada e que está analisando as avaliações do mês de abril. Já a Sesp não nos informou qual o motivo da lentidão.
Salientamos aos servidores que a nota divulgada deve conter avaliação dos últimos três anos, caso publicado somente um ano, o servidor deverá procurar solucionar o problema dentro da unidade na qual está lotado, junto à direção.
O presidente em substituição do Sindspen, Gilciney Gomes orientou os policiais penais e servidores. “É importante que vocês se atentem sobre as avaliações e também acompanhe o site da IOMAT, para que possamos cobrar e ajudar vocês no andamento da progressão de nível”.