Coronavírus: Sindspen cobra do Estado Proteção aos Servidores Penitenciários de MT

O Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen) solicitou nesta terça-feira (17) um pedido de Providências Imediatas de Proteção aos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso em relação ao coronavírus.

A solicitação foi enviada por meio do ofício n: 015/2020 ao secretário de Estado e Segurança Pública, Alexandre Bustamante com cópia para o secretário adjunto de administração penitenciária, Emanuel Alves Flores. O pedido do Sindspen é para garantir as condições de segurança dos servidores penitenciários, principalmente aos que laboram em estabelecimentos penais.   “

Considerando a necessidade de adoção de medidas de prevenção, diante do aumento do número de registros de infectados pelo coronavírus no país. O Sindspen faz apelo aos secretários de que é preciso urgentemente de medidas preventivas para garantir a segurança dos trabalhos penitenciários e proteção contra a pandemia do coronavírus”, diz trecho do ofício.

Jacira Maria ressalta também a importância de normatizar as condições no atendimento de saúde as pessoas privadas de liberdade para que o máximo de atendimento seja realizado dentro das unidades no sentido de evitar deslocamentos. É necessário ainda que seja fornecido equipamento de proteção individual (EPI’S) aos profissionais penitenciários, como por exemplo, álcool em gel, máscaras, avental e luvas. Além do afastamento imediato de servidores com mais de 60 anos, gestantes, lactantes, diabéticos, com pressão alta ou portadores de doenças crônicas, que compõem o grupo de risco de aumento de mortalidade pelo coronavírus dos estabelecimentos penitenciários do Estado de Mato Grosso.

Estas reivindicações exigem atuação rápida, já que os servidores trabalham sob condições precárias, com defict de profissionais, e o quadro é de risco iminente à vida dos servidores penitenciários, da população carcerária e da sociedade em geral.

Sendo assim o Sindspen roga para que o Estado conceda a mesma atenção aos servidores como pessoas suscetíveis ao contágio e que também precisam de medidas e cuidados preventivos para que voltem aos seus familiares livres de serem contaminados.

Visitas

Devido à pandemia do coronavírus, entre as ações preventivas urgentes reforçamos a importância da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (Saap), suspender visitas às pessoas privadas de liberdades (PPL) no Sistema Penitenciário, pois o risco de contaminação é agravado pela superlotação e o elevado número de visitantes e pela entrada de materiais externos às unidades. “Por isso, da mesma forma que o Governo Estadual tem suspendido o atendimento e funcionamento de outros órgãos públicos, o sindicato insiste que todas as visitas sejam barradas a fim de evitar a proliferação da doença”.