1º Congresso dos Servidores Penitenciários de MT ressalta a importância do controle emocional

David Magalhães

O maior e mais importante evento para valorização, relacionamento e motivação aos servidores do Sistema Penitenciários. Essa é a definição da primeira edição do Congresso dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso.

Para os participantes o congresso foi importante também, para o desenvolvimento e o planejamento de ações e estratégicas, por meio do desenvolvimento emocional, motivando os servidores do Sistema Penitenciário, pois o profissional com um cérebro tratado desenvolve melhor sua função no âmbito profissional e familiar.

“Durante esses dois dias no congresso os servidores tiveram acesso a conteúdos que certamente irão mudar o pensamento deles, imagino que todos saíram deste lugar com uma motivação e uma visão maior de querer ser um profissional melhor. Foram dias de muito aprendizado. Parabenizo a presidente Jacira por investir na qualidade de vida desses servidores, que irão levar essa motivação aos colegas, parabenizo também o pessoal da organização do evento”, disse o diretor regional da Subsede de Cáceres, Luiz Carlos Velozo.

O segundo dia do evento contou com a palestra da psicóloga Francielly Soares da Rocha, que orientou muitos os participantes em relação ao comportamento emocional. O tema abordado pela psicóloga foi “Saúde emocional no trabalho”, onde ela deu exemplos que acontece com frequência nos servidores do Sistema Penitenciário, como por exemplo, a Depressão, a Síndrome de Bornout que se aderi devido ao esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional e o Estresse.

Congresso 2

O Agente Penitenciário Arthur Balbino, lotado na Cadeia Pública de São Félix do Araguaia contou sobre sua experiência no evento. “Esse congresso foi maravilhoso foi algo que o nosso sindicato precisava fazer para os nossos servidores tivemos várias palestras incríveis voltadas na questão psicológica, nos orientando em como agir com as nossas emoções. Esse evento foi de suma importância para que a gente não haja por impulso ou emocionalmente, aprendi que é necessário pensar e analisar cada situação, e tomar sempre tomar uma decisão, mas para isso devo controlar minhas emoções”.

O Cel RR PMMT Clarindo Alves de Castro foi um dos palestrantes e focou na Segurança Orgânica na Gestão da Inteligência Penitenciária.

Congresso 2

“A palestra que mais me deixou preocupado e por essa preocupação eu achei de extrema importância, o tema da Segurança Orgânica é a nossa realidade hoje, pois estamos totalmente vulneráveis e não temos a consciência dessa vulnerabilidade com nossas redes sociais. O crime é organizado e por meio das nossas redes sociais eles copiam todos os nossos dados sem a gente nem imaginar. Esse tema veio como um alerta para nós acendeu dentro de mim uma luz vermelha, muitas vezes deixamos o mundo inteiro ver os nossos dados com um simples aplicativo. O próprio preso tem acesso a essas informações, sabem quem são nossa família, onde moramos e por ai vai. Com toda certeza o congresso foi um sucesso e será um marco na história do Sindicato, a Jacira está de parabéns, a organização do evento também está de parabéns”, contou o agente penitenciário e membro do conselho deliberativo do sindicato, Jorge Fontes, lotado na Cadeia de Santo Antônio do Leverger.

Já o Diretor de Políticas Penitenciárias Federal, Sandro Abel Souza Barradas abordou sobre Liderança com foco no perfil comportamental, dentro do Cenário do Sistema Penitenciário Brasileiro.

O palestrante levou os servidores a acreditar mais na sua competência, foi falado sobre a importância de se conectar com as pessoas, para ter sucesso na vida; o poder da alta responsabilidade;  o perfil comportamental e entre outras. Abel encerrou a palestra com uma dinâmica que mexeu com o emocional dos participantes fazendo eles a liberarem perdão de situações que machucarão suas emoções no passado. O intuito da dinâmica é fazer com que a motivação deles volte a ser inabalável e sem mágoas.

Congresso 2

A presidente do Sindspen, Jacira Maria da Costa agradeceu a todos pela participação. “Eu entendo que tem pessoas que viajaram mais de 24h para estarem aqui e agradeço a todos que fizeram esse sacrífico saíram de seu conforto, deixaram seus familiares e vieram representar sua unidade. Muito obrigada por assumirem conosco esse compromisso de ser multiplicadores de todo o conhecimento adquirido aqui, aprendizado esse que será revertido em favor de toda a categoria”, finalizou a presidente.

Jacira agradeceu ainda a dedicação do diretor de Esporte e Lazer, Jorge Moraes pela realização do evento.

No término do Congresso os servidores Penitenciários recebem um certificado de participação do evento.