O 1° Congresso dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso começou na manhã de quarta-feira (19). O evento está previsto no Estatuto do Sindicato, no qual propõe que a cada dois anos deve ser realizado um Congresso com a categoria, para definir o plano de meta do Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen).
A abertura do evento foi feito pela presidente do Sindspen, Jacira Maria da Costa que fez um breve histórico sobre o surgimento do Sindicato e
David Magalhães
prestou uma homenagem a dois agentes penitenciários aposentados, sendo eles, Miguel Peres e Elizabeth Ourives pelos serviços prestados e grande contribuição para a criação do Sindispen.
O local escolhido pela comissão de eventos do Sindicato foi a Pousada Águas Quentes, no município de Santo Antônio do Leverger. O evento segue até o fim da tarde desta quinta-feira (20).
A presidente Jacira Maria da Costa explanou ainda sobre a finalidade do Congresso que se materializa pela primeira vez. “A ideia é buscar uma aproximação com os servidores das unidades de todo o Estado de Mato Grosso e para isso foram eleitos os delegados que conhecem a realidade do local onde trabalham, pois, como sabemos o Sistema Penitenciário é um local de muita dor e precisamos buscar formas para oxigenar nosso cérebro, nossa mente e nossa visão para continuar nesse legado e levar uma resposta para a unidade, até para os nossos colegas que muitas vezes estão oprimidos cansados ou desmotivados, por isso, nós temos que ser uma injeção de ânimos”.
Jacira ainda lembrou que todos os que vieram para o congresso têm a missão de lutar e multiplicar o que aqui foi debatido com o intuito de
David Magalhães
fortalecer e não de desmerecer.
A primeira palestra contou com o tema: Corpo e Mente em Equilíbrio e foi abordada pela Especialista em Ginástica Cerebral, Cristiane Gomes.
Os servidores participaram ativamente do conteúdo abordado, devido ser um assunto na qual a categoria tem sofrido, eles participarem também de dinâmicas e puderam colocar em prática o funcionamento do cérebro. Além de refletirem sobre a missão da vida, o que os inspira, o que é preciso fazer para não perder o foco e entre outras práticas para estimularem o cérebro a adquirir novas habilidades.
“O servidor bem tratado, com cérebro ativo e saudável vai conseguir desempenhar o seu papel com mais facilidade e com certeza isso vai refletir significativamente no Estado. Eu percebi que eles estão de coração aberto para promoverem essa grande transformação no cérebro, por meio da ginástica cerebral e isso é ter vida e mais flexibilidade mental e soluções de problemas. É gratificante trazer esse conteúdo para esse público especifico que são os Servidores Penitenciários, porque é um público que lida diretamente com a criminalidade, foi uma imensa satisfação para mim”, disse a palestrante Cristiane Gomes.
Além de palestra foram apresentados também o Plano Orçamentário do Sindspen e os projetos para o ano de 2020. Isso despertou bastante interesse dos delegados presentes. “Esse é o objetivo do congresso, definir a linha de ação do Sindicato, bem como as suas relações intersindicais e fixar o plano de lutas aos delegados que representam as unidades nesse evento”, apontou Jacira.
David Magalhães
O master Coach, Diego Hurtado da empresa Coach’tigo – Palestras & Treinamentos trouxe o tema “Gestão e Liderança Emocional” (Você no Controle), além de métodos de como controlar e testar a inteligência emocional. Foram apresentados também vídeos que mexeram com o emocional e desafiou os participantes a tomarem decisões rápidas independente da situação.
Para o máster Diego Hurtado a habilidade técnica por si só não basta, é preciso ter o controle das suas emoções. “A importância do tema é mostrar aos Servidores Penitenciários que as emoções nos influenciam, positiva e negativamente, basta conseguir gerenciá-las principalmente no momento de crise. Acredito que o conteúdo apresentado irá atender as necessidades dos servidores, houve uma boa aceitação e pressuponho que eles terão um reflexo muito positivo na unidade penal onde eles atuam”.
Uma das delegadas a psicóloga do Sistema Penitenciário, Eunice Teodora dos Santos aproveitou tudo que foi apresentado durante o dia. “O congresso mal começou e está sendo gratificante e já valeu muito a pena estar participando. Ter acesso à prestação de conta do Sindspen foi de muito valia, mostrou com transparência quais os gastos e quais são as metas. E, além disso, as palestras foram maravilhosas, pois são temas que estamos precisando nos aperfeiçoar, como por exemplo, a gestão emocional e como atuar em um ambiente de conflito e a importância da união. Valeu a pena tudo que foi apresentado aqui”.
O representante da Federação Nacional dos Servidores Penitenciários, Fernando Anunciação de Mato Grosso do Sul também esteve presente no evento e na oportunidade realizou um bate papo com os servidores penitenciários. Ele abordou assuntos referentes a Policia Penal e esclareceu dúvidas dos delegados e diretores presentes.
David Magalhães
Jacira Maria ficou emocionada com a realização do evento e confessou que fez da luta sindical sua missão de vida. “Estou bastante emocionada porque são muitos anos de lutas e teve momentos que deu vontade de desistir, mas lembramos de que tem outras pessoas que dependem de nós e por isso só desistiremos quando Deus nos chamar. Desejo um ótimo congresso a todos e digo a vocês não desistam”, finalizou Jacira Maria.