A presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen), Jacira Maria participou na manhã desta sexta-feira (17) da 1° Reunião do Grupo de Trabalho (GT), no âmbito do Estado de Mato Grosso para apresentação de proposta de projeto de lei que regulamentará a Polícia Penal.
Uma das deliberações do Grupo foi baseada no Art. 3º da portaria N° 295/2019/GAB/SAAP/SESP no qual o servidor poderá delegar sugestões. O presidente do Grupo o servidor Bernardo Morais Filho encaminhou que as sugestões devem ser enviadas ao Sindspen, que ficará responsável em compilar e apresentar ao GT. Também foi debatido o cronograma de trabalho do GT que será realizado de acordo com a agenda do Sindspen, junto ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em Brasília.
A linha de trabalho para construir as estruturas da Policia Penal terá como parâmetro o Depen. Os trabalhos de Mato Grosso precisam ser simétricos ao trabalho que está sendo realizado em âmbito nacional, respeitando as particularidades de cada Estado para que alcancemos o melhor resultado”, disse a presidente do Sindspen, Jacira Maria da Costa.
A presidente destacou ainda sobre a relevância de trabalhar em conjunto. “O processo de evolução do Sistema Penitenciário se deve as lutas travadas pela categoria por meio do Sindspen e nós continuaremos a lutar pela evolução da Policia Penal”.
Participaram também da reunião o representante da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária, Alceu Munz de Avila, o superintendente Regional Leste do Sistema Penitenciário, Anderson Santana da Costa, a superintendente Regional Oeste do Sistema Penitenciário, Simone Lira de Souza Pietsch, a superintendente de Política Penitenciária, Michelli Egues Dias Monteiro, a coordenadora de Inteligência Penitenciária, Hermínia Dantas de Brito e o advogado Eduardo Latorraca representando a chefe da Unidade Setorial de Correição do Sistema Penitenciário, Katucha Ferreira de Arruda, além dos servidores Roberval Ferreira Barros e Josilene Muniz a convite do Secretário Adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores.