2° Curso de Intervenção Rápida forma 48 profissionais

Após 27 dias de muito treinamento e capacitação 48 alunos concluíram o 2° Curso de Intervenção Rápida (Cir) realizada pelo Grupo de Intervenção Rápida (Gir), Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Administração Penitenciária e Coordenadoria de Ensino Penitenciário. A formatura de encerramento foi realizada no início da noite de segunda-feira (02).

O curso iniciou com 58 alunos sendo eles agentes penitenciários de Mato Grosso, Goiás e Tocantins, além de 2 policiais militares do Batalhão da Rotam de Mato Grosso. Mas devido à intensidade do curso houve 10 baixas.

O Cir trabalhou durante esses dias condicionamento físico, disciplina e treinamentos administrativos para alinhamento e preparo, além da parte rústica onde os alunos passaram por testes físicos, liderança, perseverança, versatilidade e controle emocional.

2°Cir

Para o coordenador do Cir, agente penitenciário e diretor da PCE, Agno Silva Ramos concluir esse curso é uma satisfação. “Durante esses dias nós trabalhamos muito bem as instruções, focamos no Sistema Penitenciário principalmente no quesito intervenção, eles vão estar aptos em trabalhar em um grupo especializado estando preparados para atuarem em qualquer unidade e isso é muito importante”, disse.

O agente penitenciário Victor Fagundes, lotado na Cadeia Pública de Barra do Garça que participou como aluno do curso contou que o sentimento é de realização. “Eu vim sabendo que seria um curso puxado, desde que entrei no sistema há 6 anos atrás desejei fazer um curso desse, ao ver que superei todas as dificuldades me sinto realizado”.

E para o agente penitenciário Sergio Neves que iniciou na categoria a pouco mais de um ano, ele sempre admirou os instrutores e participar do curso foi uma superação total. “Muito aprendizado, muito conhecimento, pude ver coisas que eu nunca imaginei, minha vida mudou totalmente é uma alegria fora do comum”.

Entre os alunos 48 alunos que concluíram havia 6 mulheres, uma delas é agente de execução penal, Priscila da Costa Oliveira, lotada na Casa de Prisão Provisória, em Tocantins. “Foram 27 dias difíceis e muita superação que no final está sendo gratificante e tudo é com objetivo na carreira profissional. Vou chegar ao meu Estado fazendo a diferença e repassar todo esse conhecimento aos meus colegas”.

“O Grupo de Intervenção Rápida atua em todo o Estado e ele é a primeira resposta a qualquer evento crítico então e de grande valia estar aqui prestigiando a conclusão do 2°Cir que é um trabalho realizado com várias mãos dos servidores, instrutores e também do apoio do Sindicato somando as forças. É muito importante a capacitação e valorização dos servidores ainda mais agora que somos policiais penais”, disse o secretário adjunto de administração penitenciária Emanoel Alves Flores.

2°Cir

A presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários, Jacira Maria da Costa esteve presente como dispositivo de honra, além de ser homenageada pelo Gir em forma de agradecimento por todo apoio que o Sindicato tem oferecido. Jacira ganhou um troféu com o símbolo do grupamento.

“Parabenizo a equipe em especial ao mentor de tudo isso que é o Agno Ramos, ele sempre sonhou que era possível até transformar em realidade. Quando criamos o Soe era para ele estar à frente, porém houve algumas dificuldades, mas hoje com a graça de Deus ele pode estar aqui enfrentando esse desafio de levar a oportunidade aos demais servidores. E o servidor tem que aproveitar e se capacitar, nesse curso é motivado para que o profissional não se perca no meio do caminho é importante que essa capacitação continue fornecendo esse estimulo a todos os servidores. E essa qualificação é para todas as idades, porque além do físico trabalha o psicológico e o emocional. Queremos agradecer aos instrutores que deixaram suas famílias e pagaram a estrada e que ainda vão continuar devido o curso ainda ir para uma terceira etapa. E nós desejamos que todos cheguem ao final para que sejam vitrines aos outros servidores de que tudo é possível quando acreditamos, nós devemos vencer a nós mesmo. Parabéns a todos e que o nosso sistema receba com galhardia a primeira turma de policiais penais de Mato Grosso”, disse Jacira Maria.

Junto com a presidente esteve presente como dispositivo de honra o subcoordenador do Gir, Wilson Oliveira Lima, a secretária adjunta de justiça Lenice Silva dos santos, o comandante do Bope, tenente coronel Ronaldo Roque representando o comandante geral da Polícia Militar, Jonildo José de Assis, o coordenador da Coordenadoria de Ensino e Aperfeiçoamento do Servidor Penitenciário, Rege da Rocha, o agente penitenciário e diretor da PCE Agno Silva Ramos e o secretário adjunto de administração penitenciária, Emanoel Alves Flores.

Confira a galeria de fotos pelo link: https://www.sindspenmt.com.br/galeria_foto.php?id=83

Anexos

2° Cir