Com o intuito de dar continuidade nos trabalhos de recomposição nas subsedes do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen-MT) é que a presidente em substituição do sindicato, Jacira Maria da Costa esteve em visita nas unidades prisionais da região Norte do Estado, durante a última semana.
Junto com a presidente estiveram os diretores, Luana Suellen Bornaghi representando a subsede de Pontes e Lacerda, Silvio Rodrigues Filho que representou a subsede de Várzea Grande e também o conselheiro deliberativo Lucivaldo Vieira de Souza.
Uma das visitas foi realizada na Cadeia Pública de Peixoto de Azevedo e os representantes foram recepcionados pelo diretor geral da subsede de Sinop, Rogério Pessoa. A reunião tratou sobre a finalidade de recompor as vagas deixadas por meio de renúncias de alguns suplentes.
A presidente Jacira Maria agradeceu pela recepção dos diretores regionais. “Estamos muito satisfeitos com a forma que fomos acolhidos pelo diretor Rogério Pessoa e nos levou a atingir o objetivo proposto da viagem”, enfatizou.
Os diretores também foram ao município de Peixoto de Azevedo, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.
Assessoria
Ao realizar visita no Centro de Detenção Provisória (CDP) Lucas do Rio Verde foi possível notar que algumas medidas que haviam sido solicitadas ao secretário de segurança pública, Alexandre Bustamente, em forma de melhoria no trabalho dos servidores, foram cumpridas a contento. A exemplo disso foi a transferência do portão principal para a lateral, também foram instalados dois holofotes e outros 4 estão somente a espera de término de outras obras para devida instalação.
Na área interna do CDP foi concluído o alojamento feminino, o mesmo já está em uso pelos profissionais da respectiva. O alojamento masculino já está sendo finalizado e só falta os arremates finais. E na parte de cima da carceragem foi construída uma guarita e um banheiro, para melhorar a segurança.
A carceragem também recebeu atenção e foram ampliadas mais 72 vagas onde irá abrigar os trabalhadores da fábrica e os usuários de tornozeleira, que executam trabalhos externos. No local está sendo construída também uma sala para vídeo conferência.
A presidente Jacira Maria observou que aos poucos os servidores do CDP estão se recuperando, após o brutal assassinato do agente penitenciário Elison Douglas em junho deste ano.
Assesspria
“Estou muito orgulhosa de ver como os servidores estão mais animados agora, isso significa que o Douglas continua presente dentro de cada um, e essa bandeira que foi levantada não permite que eles esmoreçam e deixem de lutar”.
A presidente ressalta também que os diretores do Sindspen voltam para casa contentes. “Estou feliz em ver que a região Norte tem um diferencial na qualidade de vida dos servidores e recuperandos. Falta muito para melhorar a estrutura física, para acolher os servidores penitenciários e visitantes, mas sabemos que estamos no caminho certo para atingir a finalidade principal da pena, que é a reinserção social”, finalizou.
Assessoria
Assessoria