Sistema penitenciário tem avanço na luta pela PEC 372/17

Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen-MT) comemorou o resultado do encontro da categoria com deputados federais, em Brasília, na tarde de terça-feira (17), onde conseguiram avançar no debate da proposta de emenda à Constituição (PEC) 372/17, que cria as polícias penais federal, estadual e distrital.

Ao menos 35 servidores de Mato Grosso se juntaram à caravana nacional, que tem como objetivo pressionar os deputados para a aprovação da PEC. Na reunião, ficou decidido que os líderes vão realizar a votação em um prazo máximo de 10 dias.

Assessoria

Servidores em Brasília

“Aconteceu o que a gente esperava e a PEC será votada em breve. Faltam agora alguns detalhes para que isso aconteça. O meu muito obrigado aos companheiros de luta e agradeço a mobilização em todo o país. Os servidores de Mato Grosso estão de parabéns”, ressaltou o presidente da Federação Nacional Sindical do Sistema Penitenciário (FENASPEN), Fernando Anunciação.

Para a presidente em substituição, Jacira Maria da Costa, o avanço representa um grande resultado ao sistema penitenciário. “Parabenizo todos os servidores que estão empenhados na luta, nos representando, para que possamos chegar cada vez mais perto de conquistar a aprovação. Essa PEC é uma das conquistas dos servidores que lutam pela valorização do sistema penitenciário”, enfatiza.

PEC 372/17

Criada pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), a PEC tem como objetivo criar as policiais penais federal, estadual e distrital. Cabendo a elas a escolta de presos, já que as polícias Civil e Militar já foram liberadas da atividade de guarda e escolta dos presos.