Diretores do Sindspen-MT participam da inauguração de novas áreas na Cadeia Pública de Poconé

Diretores do Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen-MT), representantes do Ministério Público, e Conselho da Comunidade de Poconé, prestigiaram na manhã de quarta-feira (28) a inauguração de partes da Cadeia Pública de Poconé ( à 103 km de Cuiabá). As novas estruturas vão auxiliar na missão de ressocialização aos reeducantos e melhorar as condições de trabalho dos agentes penitenciários.

Cadeia de Poconé

Refeitório dos agentes penitenciários de Poconé

No local foi inaugurado a cozinha dos agentes, uma área de banho de sol para os reeducandos da ala 4 e também  foi reformado o alojamento masculino que estava com infiltração. Na cadeia foi construída ainda, uma sala de aula para capacitar os detentos, além da instalação de um circuito de câmaras, contendo 12 câmeras instaladas.

Na ocasião também foi comemorado a retirada de veículos entulhados que estavam no pátio por cerca de 15 anos. No lugar onde estava os dos carros velhos será construída uma fábrica de blocos que fornecerá mais mão de obra aos reeducantos. Na cadeia os presos ainda cultivam uma horta que fornece verduras para vendas e também para doações em creches e escolas do município.

Cadeia de Poconé

Todos os serviços realizados foram feitos com mão de obra dos reeducantos que conta com a parceria do Conselho do Município, Fundação Nova Chance, parcerias com empresários e o apoio do Ministério Público.

A juíza Katia Rodrigues esteve presente durante a inauguração e parabenizou o trabalho dos servidores e a importância de investir nos reeducantos. “Não é fácil o trabalho dos agentes penitenciários, é um trabalho que todos têm preconceito e ninguém dá valor no que vocês desenvolvem, os agentes trabalham com o pior da sociedade e tentam tornar esse pior em melhor, e isso é uma função maravilhosa. Hoje a cadeia de Poconé abriga poconeanos e com certeza eles vão voltar a conviver com a gente, e o que eu espero é que essas pessoas voltem para o convívio e não para o crime. E para isso é preciso um esforço e isso que nós estamos fazendo aqui hoje, um trabalho de ressocialização. O trabalho do Silvio junto com o conselho é digno de aplausos  quero que aqui vire uma cadeia modelo para o Estado”, enfatizou.

O diretor da unidade, Silvio Rodrigues Filho conta como eles iniciaram os trabalhos para poderem ganhar o apoio da sociedade. “Quando cheguei aqui eu tive que ir para rua com os reeducantos, reformamos praças, creches e escolas, fomos mudar a realidade. E hoje eu olho nossas conquistas em especial a sala de aula que para mim tem um valor imenso e vai ser de muita utilidade, pois a maioria dos presos aqui não tem a alfabetização, quero ressocializar eles e capacita-los também. Os próprios presos ficam gratificados com os trabalhos é possível ver o brilho no olhar deles e isso é gratificante para mim”, contou.

O presidente do Conselho da Comunidade de Poconé, Luís Eduardo conta como é olhar para tudo que estão adquirindo. “Nossa proposta de trabalho desde o inicio era conseguir a união entre o conselho e os agentes trabalhando juntos e com isso conseguimos tudo o que vocês podem ver por aqui. A nossa meta é ter educação e trabalho e é uma alegria ver essa realização. São essas coisas que nos fazem querer trabalhar muito e muito mais”, disse.

Para o delegado João Eduardo , que também faz parte dos parceiros que apoiam a causa o avanço da cadeia é  gratificante. “Realização esse é o sentimento, principalmente saber que a sociedade de Poconé está dando essa força, além do poder judiciário. Os trabalhos estão sendo realizados por meio de parcerias. Logo poderemos contar com a fábrica de blocos, onde vai proporcionar mais um meio de trabalho para os reeducandos”, contou.

Entres os representantes presentes no local estava o superintendente da Regional Leste, Anderson Santana da Costa, ele contou que acredita no trabalho do diretor. “Eu já trabalhei com o Silvio e conheço a capacidade de trabalho que ele tem, assim que eu soube desse trabalho já me coloquei a disposição para ajudar no que fosse possível para que os projetos saíssem do papel e mais uma vez me coloco a disposição”, parabenizou.

Em nome da diretoria do sindicato Maria Elena Machado parabenizou o trabalho que tem sido realizado. “Quero agradecer a cada um que está imbuído nesse trabalho junto ao Silvio, como diz o pensador Mario Sergio Cortella, façam o seu melhor com o que você tem, enquanto você não tem o melhor, e é nesse patamar que eu vejo o diretor Silvio, em toda época ele fez o melhor e a cada dia ele vem avançando mais, é claro com o apoio de todos vocês. Quero parabenizar a todos e dizer que o sindicato está de portas abertas para o que precisar”, finalizou.

Enfermaria no local

Enfermaria da Cadeia Pública de Poconé

A Cadeia Pública de Poconé conta atualmente com um enfermeiro padrão, Adilson Gomes de Campos, o mesmo está cedido da Secretaria de Estado de Saúde (Ses) para atuar na Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

Com a presença do profissional qualquer emergência clínica que ocorrer dentro da unidade com um dos reeducandos , o atendimento está sendo realizado pelo enfermeiro sem precisar sair do local.

“Temos todas as medicações básicas que podemos prescrever. Está sendo realizado também um rastreamento de doenças infecciosas em forma de um teste rápido em todos os reeducandos, onde é possível saber se ele é portador de doenças de Sífilis, HIV e Hepatite”, contou o enfermeiro.

Representantes da Saúde do município

E se por necessidade o preso precisar sair para ser atendido no Ponto de Apoio, ele possui agora um formulário de saúde com todos os dados, além conter os antecedentes de doenças que ele já teve. A cadeia também conta hoje com um suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).