Presidente destaca excelente trabalho dos grupos especializados na Operação Agente Elison Douglas

postado em: Notícias | 0

Assessoria Sindspen/MT

acc23b65-617f-42e8-b272-ab3c70fa2205.jpg

Visita das autoridades a Penitenciária Central -PCE

Na manhã desta sexta-feira (16), autoridades envolvidas com o sistema penitenciário mato-grossense, entre elas: Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF), Gestores do Sistema Penitenciário, Ministério Público Estadual (MPE), Judiciário, Conselho da Comunidade e Defensoria Publica, realizaram visita na Penitenciaria Central do Estado (PCE).   

A Presidente, em substituição, do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen/MT), Jacira Maria da Costa, que também acompanhou a visita, frisou na oportunidade sobre a dedicação e compromisso dos agentes penitenciários do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e pontuou que a operação segue dentro do previsto, da ordem e disciplina, com que foi montada.    As autoridades foram recepcionadas pelo diretor Agno Sérgio Silva Ramos, o Subdiretor, Cleidilson Brandão Ferreira Dias, as especializadas: Grupo de Intervenção Rápida (GIR), Setor de Operações Especiais (SOE), os Plantonistas e Expedientes da respectiva unidade.   

Assessoria Sindspen/MT

e5c7027a-c93e-4d4b-8eef-0a26363bc05d.jpg

 SOE

Assessoria Sindspen/MT

PCE

 Trabalho em equipe entre Grupos especialados e plantonistas. 

Os visitantes percorreram os raios, 1, 2, 3, 4 e a Ala Shelter, onde já foram realizadas as retiradas dos excessos. Durante a expedição, as autoridades puderam comprovar a superlotação, a falta de espaço para colocar colchões e se deitarem e dormir.  Nos cubículos onde deveriam ter, no máximo, 12 homens estão 42 amontoados.   

O diretor mostrou o estado das celas de onde foram retirados os excessos, sendo que agora dentro do período de 30 dias haverá uma rápida reforma e retirada das tomadas, disse que, além do sistema de ventilação, terá também um sistema de refrigeração para manter a temperatura da água sempre gelada. “Esse sistema vai melhorar o espaço no ambiente, pois não será preciso mais comportar tantos freezers e com isso vai melhorar a movimentação dentro dos espaços reservados ao coletivo. Será feito a canalização do esgoto a céu aberto que corre em frente de algumas celas,  evitando assim doenças e suas proliferações”, frisou o diretor as autoridades.  

Assessoria Sindspen/MT

e487a290-9a33-4a31-bfc9-292d3045140a.jpg

 

Finalizando a visita, o diretor reuniu todos os servidores em frente à revisoria e cada representante presente passou uma mensagem de respeito, motivação e reconhecimento do trabalho que estão realizando no interior da Penitenciária Central.   

O Secretário Adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, disse que desde que se deu inicio a Operação Agente Élison Douglas, é que  foi averiguado a diminuição dos crimes, provando que grande parte dos comandos da criminalidade parte de dentro das unidades prisionais.   

Atuação do GIR  

A operação está sob a coordenação do Diretor Agno, com apoio da equipe Plantonista da PCE e o Grupo de Intervenção Rápida (GIR), desde que receberam a missão, onde estão desempenhando seus serviços com muito compromisso, sendo o trabalho admirado por todos, pois se mostram incansáveis, sempre prontos, parando somente para almoçar e, após as refeições voltam as suas posições. “Desde que chegaram estão aquartelados dentro da PCE”, disse Jacira.   

Assessoria Sindspen/MT

d0c55527-36be-484f-8192-46cc95a64352.jpg

 GIR

Durante a visita a PCE, a presidente teve a oportunidade de presenciar e conhecer algumas histórias de servidores que por amor ao que faz, deixaram suas famílias, seus lares e aceitaram o desafio para cumprir mais essa missão. “Dentre essas histórias destacamos de um servidor que está com o filho doente e distante de seus cuidados, também do agente de Campo Novo do Parecis, Fabio Aguiar membro do GIR, mentor e impulsionador do Projeto Agente Mirim, que foi criado em 2016, com objetivo principal de conduzir crianças e adolescentes a  desenvolverem trabalhos de prevenção à criminalidade”.  

Jacira menciona que, diferente do que vem sendo exposto, em forma de denúncia, durante a visita presenciou muitos reeducandos reclamando ás autoridades da pena vencida, da superlotação, das coceiras, da retirada do trabalho e estudo, entre outros tópicos, porém não reclamaram sobre o trabalho realizado pelo GIR. Todas as reclamações foram anotadas pelas autoridades.

“Só temos a agradecer a todos os guerreiros e guerreira que se prontificaram a deixar seus lares, suas famílias para atender a esse chamado, e realizar esta missão, se dedicando para que o sistema penitenciário seja otimizado e a sociedade resguardada”, parabeniza a Presidente.

“Nosso agradecimento especial a esses agentes penitenciários, que não medem esforços,  em momento algum reclamam da saudade de seus familiares, anoitecem e amanhecem trabalhando com afinco dentro da PCE, e enaltecem a função. Agradecemos ao Agno por aceitar ao desafio à frente da unidade em momento tão trágico a categoria penitenciária, as autoridades que lá estiveram e se mostraram preocupadas com a situação penitenciária, que informaram a possibilidade de montarem uma força tarefa para um mutirão, com isso esvaziarão a unidade, que possibilitará a humanização aos apenados. Agradecemos a todos os servidores penitenciários, ao GIR, ao SOE, aos Plantonistas, aos PNS e Assistentes, em especial, aqueles que permaneceram nas unidades torcendo pelo sucesso dessa missão”.  

Materiais apreendidos  

Assessoria Sindspen/MT

fa78f0be-9cb1-4b9f-95f3-e63460126c4e.jpg

Os materiais retirados das celas estão sendo catalogados por raio.

Todos os materiais estão sendo catalogados por raio, os familiares serão comunicados para irem até a unidade retira-los.    Conforme a presidente, aqueles objetos que não forem identificados, não aparecer o dono, será doado para entidades filantrópicas. “Dentre esses objetos, estão roupas, eletroeletrônicos, vasilhas, materiais de consumo que eram vendidos nos raios, conhecidos como mercado paralelo, também terão o mesmo destino”, conclui Jacira.