Diretores prestigiam solenidade de encerramento de curso na PCE e frisam sem o trabalho do servidor nada seria possível

Diretores do Sindicato dos Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), prestigiaram a solenidade de encerramento do curso de Costura e Modelagem na Penitenciaria Central (PCE), realizada no dia de ontem (27).

Conforme Antônio Júlio Rodrigues, Secretário Geral, dezoito recuperandos concluíram os cursos que foram ministrados por uma profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Todos os participantes receberam certificados de conclusão, com 160 horas.

A qualificação ocorreu dentro da unidade prisional com 10 máquinas de costura e uma de corte, adquiridas com recursos Programa de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes (Procap), em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). No raio três, os presos fizeram curso de Barbeiro e Cabeleireiro.

Sesp-MT

Solenidade

Presente na solenidade o tesoureiro do Sindspen, Arthur Rodrigues, parabenizou os servidores da unidade e frisou que se não fossem pela disposição e boa vontade, nada seria possível acontecer lá dentro, pois são eles os responsáveis pela movimentação dos presos para as atividades laboral e de educação.

Durante a cerimônia, o empresário da RM Uniformes, Ricardo Sarmento, disse que tem intenção de contratar os presos via Fundação Nova Chance. “Eles precisam se aperfeiçoar ainda mais e nossa empresa tem interesse nessa parceria. Inicialmente pretendemos fazer calças de uniformes aqui na oficina de costura da unidade”, comentou.

O juiz da Vara de Execuções Penais, Geraldo Fidélis, destacou o trabalho diferenciado que a administração da Penitenciária Central do Estado tem feito, levando a qualificação profissional para todos os recuperandos que queiram mudar de vida pelo trabalho ou pelos estudos.

O diretor da PCE, Revétrio Alves, destacou que sem disciplina, religião, trabalho, educação e família muito dificilmente ocorrem à recuperação do preso. “Chamamos a família para a cerimônia desta entrega de certificado porque é uma nova oportunidade que estão recebendo. Eu cobro disciplina, mas se puder, dou oportunidade para quem deseja mudança”.

Sesp-MT

PCE

Servidores penitenciários

Estiveram presentes no ato, o secretário adjunto de Administração Penitenciária da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Emanoel Flores, diretor da unidade Revétrio Francisco,  equipe do Senai, RM Uniformes e Depen, os diretores do Sindspen-MT, Arthur Rodrigues e Antônio Julio Rodrigues e representante da Associação dos Servidores da PCE(Aspec).