Diretores do Sindspen-MT participaram da abertura oficial do 2º curso de “Contenção Penitenciária”

postado em: Notícias | 0

Cumprindo o papel de representantes dos servidores penitenciários do Estado de Mato Grosso, foi que a Presidente em substituição do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspem-MT) Jacira Maria da Costa  e os diretores Gilciney Gomes Mendes (Vice-presidente), Artur Rodrigues (Tesoureiro) e Antônio Júlio Rodrigues (Secretário Geral) participaram na manhã de hoje (18) , no auditório Deputado  Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa de Mato grosso da abertura oficial do “Curso de Contenção Penitenciária”. 

Organizado pela Diretoria de Ensino Penitenciário, a capacitação é voltada a agentes penitenciários e integrantes de outras forças de segurança e proporcionará aos servidores conhecimentos atualizados primordiais para a execução técnica da atividade de contenção penitenciária. Na oportunidade a presidente pontuou sobre a importância de se qualificar, parabenizou aos servidores presentes e as mulheres pela escolha de buscar a qualificação, ressaltando que Mato Grosso hoje é referencia nacional e que isso se dá, após muitas lutas, “os gestores passaram a dar importância para a categoria o que proporcionou toda a evolução e mudança do sistema penitenciário”.

Salientou que a escola tem feito o seu papel e que todos são importantes dentro do ambiente penitenciário. Parabenizou aos servidores que se dedicam, que doam seu tempo para a melhoria da qualidade do serviço e muitos vão além daquilo que é de suas responsabilidades, isso é amor pelo que faz. Finalizando desejou uma excelente formação e que todos aproveitem ao máximo essa oportunidade de conhecimento e preparação.  

O curso será realizado de 18 a 25 de março e inclui aulas teóricas e práticas sobre contenção em recinto carcerário; técnicas e tecnologia menos que letais; noções de gerenciamento de crises; armamento e tiro; imobilizações e direitos humanos.  As aulas serão realizadas na área de treinamento da Penitenciária Central do Estado (PCE) e na sede da Diretoria de Ensino Penitenciário. Conforme o diretor de Ensino Penitenciário em exercício, Edilson Leão, foi disponibilizado 60 vagas, sendo 47 vagas destinadas ao sistema penitenciário e as outras 13, distribuídas entre Policia Militar (Força Tática e Rotam), Bombeiros e Guardas Municipais. “A expectativa é que todos os alunos entendam a complexidade do trabalho e para exemplificar isso, durante o curso vão ter como desafios  operações diurnas e noturnas, essas operações serão desenvolvidas na PCE, que é maior unidade prisional do Estado.  

Os instrutores são servidores com experiência nas áreas de abrangência do curso e todos credenciados pela Escola Penitenciária. 

Um dos instrutores, o agente penitenciário, Revetrio Francisco da Costa , explica que o curso é de grande importância ,pois os agentes penitenciários atuam direto com os reeducando, em situação de inicio de motim ou rebelião, são eles que dão o primeiro combate , Por isso a necessidade de qualificar, para eles estarem atuando dentro das normas de segurança e possa estar intervindo na crise sem causar um dano  maior ao preso. 

Em busca de habilitação e conhecer mais profundamente o trabalho de contenção, o agente penitenciário, Elmerio Feraz do estado de Goiás   está na expectativa  dos conhecimentos que irá adquirir. “Os conhecimentos que irei adquirir quero multiplicar no meu Estado, levar essa doutrina para outros servidores, principalmente na questão da contenção que me chamou muito a atenção devido a aplicabilidade dela por unidade”.  

Presente também no ato, o agente penitenciário e agora deputado estadual, João Batista (Pros), ressaltou a importância dessa qualificação para os agentes penitenciários e revelou que juntamente com o secretario adjunto de  Administração Penitenciária, Emanoel Flores  estão buscando cursos de graduação relacionado ao sistema penitenciário além de firmar uma parceria como o diretor do Setor de Operações Especiais (Soe), Edson Cassimiro  para buscar a integração entre o SOE e o GIR.  “Parabéns aos instrutores, nossos servidores que se deslocam de suas casas, abdicam de seu tempo de convívio com suas famílias para estarem  repassando os conhecimentos que adquiriram também com muito esforço, isso é louvável, estão todos de parabéns”, finalizou Jacira.