Visando buscar melhorias nas prestações de serviços e qualidade nos resultados do que precisa ser ofertado para os servidores do sistema penitenciário do estado de Mato Grosso, a presidente em substituição, Jacira Maria da Costa , participou na tarde de ontem (14) de uma reunião com o Presidente do Sindicato dos técnicos de Segurança do Trabalho- SintesMT, Antônio Correia , com o intuito de firmar uma parceria para a formação de comissão que ira cuidar da saúde e segurança do trabalhador do serviço publico e privado que trabalham para o estado de Mato Grosso.
Conforme o resultado do encontro, será montado uma comissão composta de representantes dos segmentos: Técnico segurança do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, medico do trabalho e jurídico. A proposta conforme Jacira é primeiramente criar essa comissão, após estruturar trabalho, a proposta será apresentada ao deputado estadual, João Batista (Pros), para ser verificada a possibilidade de implementação. Conforme o Presidente do Sintes, o objetivo é fazer um acompanhamento no estado, em todas as secretarias, iniciando pelos servidores penitenciários, fiscalizando a questão da insalubridade afastamento por acidente de trabalho, por doença relacionada ao trabalho, o que é muito comum acontecer, especialmente para os servidores do sistema penitenciário. “O Objetivo é fazer o levantamento de risco, com o apoio do depiutado e do sindicato, que vão fazer aquilo que eles já fazem, cobrando e apresentando os dados coletas nessas visitas e apresentar o levantamento de riscos ao Governo do Estado.
“O governo tem um manual de segurança do trabalho, mais ele não cumpre e essa será a função dessa comissão coletar e apresentar os dados para o deputado e o sindicato atuem na forma de cobrar para as ações sejam executadas, evitando assim o transtorno na vida do servidor”, pontuou Antonio.
Jacira explica que essa é uma pauta que muito a preocupa, a segurança dos servidores, em especial aos do sistema penitenciário, já que muitos deles trabalham em lugares insalubres e com estrutura precária, além de ser uma pauta extensa do sindicato de muitos anos a fim, ainda sem resposta satisfatória. “Busquei essa parceria, por ser uma pauta que muito nos interessa, temos dados alarmantes de servidores doentes no sistema penitenciário e como essa é a nossa missão, buscamos essa parceria e vamos apresentar ao nosso representante estadual e após os dados serem apresentados, vamos cobrar do estado, porém com dados reais e palpáveis”, pontuou Jacira.