Novos Servidores do Sistema Penitenciário de MT Iniciaram Curso de Formação

Na manhã desta segunda-feira (12.11), Diretores do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen/MT) participaram da aula inaugural do curso de formação inicial dos novos servidores, que aconteceu no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT). O curso visa qualificar e habilitar os servidores para exercer o serviço diário no Sistema Penitenciário do estado. Ao todo estão participando da capacitação 165 profissionais, que inclui agente penitenciário, assistente social, enfermeiro, psicólogo e advogado. Após a formação os profissionais serão destinados para as unidades penitenciárias de Cuiabá, Várzea Grande, São Félix do Araguaia, Lucas do Rio Verde, Porto dos Gaúchos, Aripuanã, Colniza, e Vila Rica. “Nesse curso vamos inaugurar dentro do Sistema Penitenciário a plataforma EAD, que vai ser um nicho para conseguirmos alcançar os servidores que estão nos polos mais distantes”, enfatizou o Diretor da Escola Penitenciária, Anderson Santana. A qualificação terá a carga horária de 494 hora/aula, com a previsão de encerramento para inicio de janeiro, durante esse período os instrutores ministrarão aulas teóricas e práticas, onde abordarão os temas: Legislação correlata ao Sistema Penitenciário, direitos humanos, relacionamento interpessoal, processo penal, escolta, contenção, tecnologias menos que letais, agentes químicos, armamento e tiro. Nessa primeira fase a matriz curricular é incomum, então todos participam após isso os PNs vão se especializar na sua área de atuação. “Temos a exceção dos enfermeiros e assistentes sociais que participarão da disciplina de escolta, porque em algumas ocasiões eles atuarão na escolta, por isso eles precisam saber como funciona o trabalho dentro de uma viatura e como devem se portar”, esclareceu Anderson Santana.   As aulas teóricas da fase administrativa serão realizadas no Auditório da Academia de Polícia Civil e na Escola Penitenciária, já a parte operacional acontecerá no Centro de Treinamento da Penitenciária Central (PCE) e em outros lugares que ainda estão sendo definidos. No final do curso todos os alunos receberam certificado e estarão prontos para incorporar os Sispen/MT. “Após muita luta conseguimos mais essa conquista para o Sistema Penitenciário de Mato Grosso. Quero parabenizar os novos servidores, desejar boas vindas, e dizer que o Sispen/MT está de portas abertas esperando e contando com a contribuição de vocês. Para os aprovados que não foram chamados, seguiremos firmes até que a convocação de todos seja concretizada”, frisou o Presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen/MT), João Batista.