25 de Setembro: Dia do Servidor Penitenciário Mato-grossense

Há exatos 10 anos e 08 meses atrás, os Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso foram surpreendidos com a publicação de uma data comemorativa, de iniciativa de um Deputado Estadual, que ninguém esperava perder em pleno vigor físico e mental, Walter Rabello, que deixou entre seu legado, a lembrança carinhosa aos heróis, que zelam, anonimamente, pela segurança da sociedade.

Em 08 de janeiro de 2008 foi instituído o Dia do Servidor Penitenciário do Estado de Mato Grosso e surge o MARCO PENITENCIÁRIO, que envolve em mudanças comportamentais e busca pelo aprimoramento das atividades exercidas. Com isso vozes surgiram como:

_ Será que vai dar certo?

_ Se a Policia Militar não está dando conta, quem dirá esses meninos!

_ Nunca pegaram em armas e querem combater o crime?

_ Será que estão prontos para os desafios da prisionalização?

Mas a cada palavra de descrédito era como se aqueles homens e mulheres efetivos fossem confrontados a seguir em frente, e quanto mais se contestava mais se uniam em um propósito: O de provar que eram capazes.

Anos depois o grande teste, onde fugas, motins e rebeliões, antes constantes passaram a ser contidas nas unidades, diminuindo os eventos críticos, com melhor capacitação dos Servidores Penitenciários. A revolta dos presos tentou se espalhar entre os estabelecimentos penitenciários e nas ruas, por seus asseclas, foi quando o sistema criou o 1º Setor de Operações Especiais (SOE) e 04 anos depois o Grupo de Intervenção Rápida (GIR), ambos composto em sua totalidade por Agentes Penitenciários, com a finalidade precípua de manter a ordem e a disciplina na unidade prisional do estado, onde se encontravam as lideranças criminosas e desde então esses grupamentos vêm estabelecendo padronização nos serviços de controle interno.

Mais de uma década se passou e agora aqueles antes contestados começam a ter credibilidade e novos desafios são lançados, como a escolta, que da noite para o dia, às pressas, com pouco planejamento, sem nenhuma estrutura e precário treinamento, entregaram-lhes pautas com nomes de presos e endereços de destino e disseram: Escoltem, custodiem! E mais uma vez se superaram.

Sem efetivo, sem radio comunicador, sem alimentação adequada, sabendo a hora de sair, mas, sem saber a hora de chegar e se realmente chegariam, entregavam os presos, custodiavam e o índice de fuga, motim e rebelião caiu a quase zero.

Os antes desacreditados servidores agora são vistos pelas ruas, em suas viaturas personalizadas, seus uniformes imponentes como a esperança de que se valorizarmos a força de nossa história um dia poderemos chegar muito mais longe. Há 10 anos a determinação, a superação e a união venceu o medo e calou a descrença.

Ainda que ao longo do caminho alguns nomes deixaram a Categoria, para servir em tropas celestiais, em alguns casos pagaram com a própria vida o alto preço por usar um uniforme, em que a bandeira do estado está costurada no ombro, mas, a responsabilidade em proteger uma sociedade toda está sobre as suas costas.

A Diretoria  do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso parabeniza todos os Servidores Penitenciários, aos que são, aos que acabaram de chegar e aos que ainda serão, pelo dia, que Deus nos proteja e que o amor a nossas famílias sejam o principio de toda nossa inspiração para acordar e continuar lutando, mesmo que tudo seja contrário. Porque dentro de cada carreira penitenciária existe um ser humano, pai ou mãe de família, filho (a) honrado (a), pessoas que deixa sua casa para proteger àqueles que nem conhece. Neste dia Especial desejamos a todos: FORÇA, FÉ, FOCO, HONRA E PERSISTÊNCIA!!!

Jacira Maria da Costa Silva/ Secretária Geral do Sindspen/MT.