A Tuberculose é considerada um dos grandes problemas da saúde mundial, principalmente quando se trata do Sistema Penitenciário, pensando no bem estar dos recuperandos, familiares e servidores, foi realizada nesta terça-feira (11.09), na Penitenciária Central do Estado (PCE) uma roda de conversa com os profissionais da unidade, para apresentação desse projeto piloto.
O projeto está sendo executado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, que prevê estratégias de comunicação e educação em saúde, para reorganizar a rede de atenção e diagnóstico precoce da tuberculose dentro do Sistema Penitenciário.
De acordo com a Assessora Técnica do Departamento Penitenciário Nacional, Daniele Chaves a PCE será o projeto piloto para o desenvolvimento de estratégias que serão implementadas em outras 75 unidades pelo Brasil.
O intuito não é só abranger a população encarcerada, mas também os profissionais da saúde, segurança e familiares, prevendo a organização da rede de atenção para toda comunidade penitenciária. Foram desenvolvidos materiais de comunicação específicos para cada público, obedecendo às questões de linguagem, com o objetivo de informar e sensibilizar para o diagnóstico e tratamento precoce da doença no Sistema Penitenciário.
Para a Gerente de Saúde da Penitenciária Central do Estado, Waldicelle esse projeto é muito importante, porque vai poder alinhar os profissionais da área de segurança, saúde, familiares e os privados de liberdade para melhorar o acesso dessas pessoas à saúde, seja dentro da unidade ou fora.
“A tuberculose é uma doença que precisa de toda atenção, principalmente para população privada de liberdade, seus familiares e quem trabalha dentro do sistema. O desenvolvimento desse projeto vem para melhorar, ampliar o acesso à saúde, aprimorar o conhecimento preventivo de todos e também contribuir para eliminar o foco dessa doença”, enfatizou o Diretor de Saúde do Sistema Penitenciário, Hozano Delgado.
Anexos
Roda de conversa sobre tuberculose na PCE