O Presidente em substituição do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen/MT), Amaury Paixão acompanhou na manhã de hoje (20), a abertura do 1° Curso de Contenção Penitenciária, promovido pela Denpen/MT, que visa qualificar os agentes penitenciários para operar em unidades de grande e médio porte, já que os servidores sempre estão dando apoio em outros presídios devido o baixo efetivo. Por isso precisam estar aptos para atender as demandas com segurança e eficácia.
O curso terá duração de seis dias, com carga horária de 70 horas e contará com aulas teóricas que serão ministradas na Escola Penitenciária e práticas aplicadas na PCE. Os temas abordados serão legislação específica para o Sistema Penitenciário, uso de armamento e tiro, gerenciamento de crise, tecnologias não letais, procedimento de contenção e direitos humanos. “Vamos focar muito na parte de contenção”, afirmou o Diretor da Escola Penitenciária Anderson Santana.
Estão participando do curso 47 agentes penitenciários da baixada cuiabana e do interior, incluindo mulheres e também dois policiais da Rotam, que vieram conhecer a doutrina de trabalho do Sistema Penitenciário.
De acordo com Santana, ainda acontecerão mais quatro edições do Curso de Contenção Penitenciária, “Queremos atingir o máximo de agentes penitenciários do estado de MT”, frisou.
“No decorrer do curso vamos levar o aluno ao extremo, para que ele saiba a hora exata de usar uma calibre 12 dentro do pavilhão, evitando disparo a esmo ou uma possível lesão no recuperando sem motivo. Na conclusão do curso todos estarão preparados para disparar a calibre 12 quando houver necessidade, e além disso eles vão levar esse conhecimento e colocar em prática nas suas respectivas unidades”, pontuou o Diretor da PCE e instrutor do curso, Revetrio Francisco.
“Esse curso de contenção é muito importante para nossa qualificação e para desempenharmos melhor nossas atividades dentro das unidades, onde seremos multiplicadores do conhecimento adquirido”, destacou a agente penitenciária, Silvana Maria Pereira, lotada na Penitenciária Ana Maria do Couto.
“O sistema penitenciário é uma profissão que você tem que se capacitar constantemente, até porque os meliantes estão sempre procurando se aperfeiçoar nas suas táticas criminosas, então é muito importante que os agentes penitenciários através da Escola Penitenciária aprendam novas técnicas para que seu trabalho tenha um final contento”, salientou o Diretor de Patrimônio do Sindspen/MT que também está participado do curso, Clovis Henrique Mendes da Silva.
Para o Presidente do Sindspen/ MT esse curso é de alto nível, “percebi isso pelo o elenco dos instrutores, que são profissionais qualificados prontos para partilhar o conhecimento adquirido, que vai ajudar os alunos no aperfeiçoamento dos procedimentos de segurança e disciplina das unidades penais”.
“A Escola Penitenciária, por meio do Diretor Anderson Santana está de parabéns por sempre fazer o seu melhor, mesmo com a falta de recursos estão a todo o momento buscado com bastante empenho fazer com que a carreira dos servidores penitenciários tenha qualificação”, ressaltou Amaury Paixão.
Anexos
Curso de Contenção Penitenciária
Curso de Contenção Penitenciária
Curso de Contenção Penitenciária
Curso de Contenção Penitenciária
Curso de Contenção Penitenciária