Agentes Penitenciários participam da 2° edição do Curso Intensivo de Escolta e Comboio Contra Emboscada

A Diretoria de Ensino Penitenciário de Mato Grosso deu inicio hoje (02), na 2° edição do Curso Intensivo de Escolta e Comboio Contra Emboscada, que está sendo ministrado na sede da Escola Penitenciária e conta com a participação de 42 agentes penitenciários da SAAP e Sócio Educativo.

O curso visa capacitar os servidores para que eles possam executar com mais técnica e segurança os serviços que envolvem a escolta, em situações que exigem risco. As atividades vão até dia 06 de abril, com aulas teóricas e práticas e carga horária de 50 horas aula.

Durante a capacitação serão ministrados temas como legislação de trânsito, técnicas de comboio e contra emboscada, mecânica básica, defesa pessoal, instruções de revista, condução e algemamento de preso. Também serão aplicadas pela Unidade Setorial de Correição (Uniscor), aulas sobre as maiores ocorrências com condutores de veículos, as dificuldades sobre a escolta e a conscientização dos servidores para a conservação das viaturas.

De acordo com o Diretor de ensino penitenciário, Anderson Santana, o curso está sendo ofertado para os servidores da baixada cuiabana, mas o intuito é expandir para as regionais do Estado de Mato Grosso, até que todos os servidores da categoria sejam capacitados.

“Na primeira turma formamos 26 agentes penitenciários do SAAP e Sócio Educativo, a expectativa para essa edição e de que 40 servidores se formem”, disse Anderson Santana.

As instruções práticas serão executadas no centro de treinamento da PCE, no pátio da escola penitenciária e no parque de exposições onde a Rotam fará as orientações sobre direção tática.

“É gratificante contribuir com os companheiros de trabalho passando o conhecimento já adquirido, visto que o sistema ainda não tinha fornecido nenhum curso voltado diretamente para escolta, com isso os agentes poderão exercer melhor a função, que é de risco”, destacou Keke Rosbergue, Agepen e Instrutor voluntário do curso.

Anexos

Curso