Diretora do Sindspen-MT participa de Reunião onde foi discutido Realinhamento Operacional

Na tarde de ontem (26), a Diretora do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), Josilene Muniz  participou de uma reunião  com representantes do Governo do Estado, Superintendente de gestão penitenciária Gilberto Valias Rondon Carvalho, Assessor da  Secretária Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP/Sejudh), Riad e Diretor de Ensino Penitenciário, Anderson Santana para tratar do Realinhamento Operacional dos servidores do sistema penitenciário de Mato Grosso.

Conforme os representantes do governo, o realinhamento já está acontecendo por meio da Diretoria de Ensino e se iniciou pelas cidades de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum, Cáceres, Sinop, Alto Araguaia, Alto Garças, Barra do Garças , Nova Xavantina, Presídio feminino Cuiabá, CRC, Chapada dos Guimaraes e SOE, somam -se mais de  600 servidores alcançados.

Santana disse que a qualificação está sendo estendida a todos os servidores, tanto da baixada cuiabana, quanto do interior Após a o termino das unidades da baixada cuiabana, a equipe retorna para as unidades do interior. “Até o final de 2018 queremos levar a todos os servidores do Sispen”, frisou Santana.

Conforme Josilene, no encontro foi pontuado a importância dos servidores realizarem esse realinhamento operacional que está sendo oferecido pela SAAP, por meio da Diretoria de Ensino. Pois além de relembrar os procedimentos, além de mostrar técnicas para que o serviço ocorra com mais segurança, ele também será utilizado no momento de renovação da carteira funcional vencendo, isso porque a legislação pede que o servidor tenha uma aferição na prova de tiro, para que ele tenha a funcional renovada, sendo essa portaria da Policia Federal (PF), obedecendo aos princípios da Lei 10826 e portaria 270 da PF. “É de suma importância que o servidor faça esse realinhamento. Orientamos que o servidor faça o realinhamento ofertado pela Sejudh através da Diretoria de Ensino, pois o mesmo poderá ser utilizado para a progressão de classe”, disse Josi.

Realinhamento

O realinhamento é um treinamento em práticas operacionais, que visa a manutenção e atualização dos conhecimentos necessários ao bom desempenho das atividades diárias  da unidades do Estado. “Essa capacitação inclui disciplinas teóricas e práticas de armamento e tiro (pistola. 40, espingarda  cal. 12 e  carabina .40), técnicas de adentramentos em recintos carcerários, comboio e escolta, algemamento e condução  de reeducando e Direitos humanos”, disse.

Anexos

Reunião realinhamento.jpg