Diretores do Sindspen-MT prestigiam solenidade de doação de cães do Canil da PCE

Na manhã de hoje (24) foi realizado no Canil da Penitenciária Central (PCE), a solenidade de entrega de  cães, filhotes de pastor belga de malinois, para  várias unidades penais do Estado.

Conforme o Coordenador do canil, Jesiel Xavier ,10 (dez) dos onze filhotes estão sendo disponibilizados para as unidades que tiveram representantes no 1 º Curso de Cinotecnia realizado pelo sistema penitenciário de Mato Grosso e que já possuem espaço adequado para abrigar o cão, ou seja, um canil.

O décimo primeiro filhote nasceu com uma pequena deficiência física, faltando a pata direita , porém a equipe já providenciou uma função: Irão treina-lo para deixar  apto a fazer truques, como sentar, deitar, rolar, cumprimentar, buscar a bola e outros, também ele é sociável para que qualquer pessoa adulta ou criança com alguma deficiência física ou não possa interagir como, fazer carinho, mandar ele fazer truques jogar a bola para ele ir buscar.

Quando ele estiver treinado ficará a disposição para  algum evento beneficente, social ou filantrópico, que solicitarem a participação do cãozinho com limitação.

Os filhotes foram entregues para as  cadeias de Cáceres, Pontes Lacerda (canil Integrado em conjunto com a Policia Civil, Policia Militar, Corpo de Bombeiro e futuramente irá agregar o Sistema Penitenciário, Policia Rodoviária Federal, Campo Novo do Parecis e Barra do Garças.

O coordenador explica que  a função do cão no sistema penitenciário é ser utilizado no trabalho de faro de entorpecente (cocaina e maconha) e proteção,  no trabalho de tirar o preso para o banho de sol, além da economia de tempo e de efetivo que é muito grande, pois em uma cela com 4 ou 5 agentes onde  levaria mais de 30 minutos para fazer revista, com o cão em 7 minutos consegue fazer a vistoria em toda cela com precisão exata.

Várias unidades penais, a nível nacional, já utilizam cães em suas equipes, como é o caso do Estado de São Paulo, pioneira no segmento,  onde os agentes reconhecem a importância do animal no função e não adentram o raio sem a presença do cão, como também Minas Gerais e Rio Grande do Norte.

Atualmente o canil da PCE hoje conta com 5 (cinco)  cães, sendo 2 machos e 3 fêmeas das raças pastor alemão e pastor belga de malinois, todos já adestrados para detecção de entorpecentes, celulares, guarda e proteção  atuando dentro  e fora da penitenciária.

Além do trabalho dentro da penitenciária, Também quando solicitado, a equipe dará apoio  a outras instituições como: Delegacia de Repressão a Entorpecentes(DRE) e    Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA).

Como parte da solenidade foi realizado uma apresentação da função do cão, dentro das unidades, demonstrando aos presentes na prática a funcionalidade do animal e como ele atua em situação de revista e busca.

O Presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), João Batista, parabenizou o trabalho dos agentes penitenciários e enfatizou a importância e funcionalidade do trabalho com cães nas unidades que já utilizam esse recurso.

Participaram da entrega: Presidente do Sindspen-MT, João Batista, Secretário Adjunto da Sejudh, Emanoel Flores, Presidente da Associação da Penitenciária Central, Arthur Rodrigues, Policial Civil de Pontes Lacerda, Sebastião Aparecido Faria, subtenente da PM, Geandra do canil do Bope, Diretora da Cadeia Feminina de Cáceres, Franciskely Moreira  e o Diretor da PCE, Bruno Marques.

Entrega do cão.JPG

Entrega.JPG