Na tarde de ontem (21), o Advogado Luiz Antônio Pôssas de Carvalho a pedido da Diretoria do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), representou Mato Grosso no debate organizado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde na oportunidade foi debatido em audiência pública o impacto da criação da polícia penal e as melhorias que a efetivação dessa categoria poderá trazer para o sistema prisional.
Para o Presidente do Sindspen, João Batista a escolha pelo representante foi a ideal, tendo em vista que o advogado em sua passagem pela pasta da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) contribuiu para a implantação do modelo de Policia Penal no Estado, ao qual trouxe mudanças no sistema de trabalho gerando mais segurança na execução do trabalho do servidor penitenciário.
Em sua fala o advogado Luiz Antônio, disse ser testemunha ocular da importância da policia penal para a categoria, citando Mato Grosso como um estado que já foi implantado o sistema e que tem feito muita diferença, sendo a ponta de lança de toda estrutura da segurança publica. A policia gasta segundos ou minutos para fazer um flagrante, horas ou dias para exercer uma prisão preventiva, os agentes penitenciários levam de cinco a dez anos enfrentando quem entrou para o sistema prisional, e quem é mais importante nisso tudo, a policia penal, é exatamente vocês que vão fazer a diferença entre ter um sistema penitenciário ou não, são vocês que vão fazer a diferença, fazer a transição do sistema arcaico para um sistema penitenciário que recupere o cidadão infrator que está lá dentro.
Ainda em sua o Luiz Antonio se comprometeu com os presentes em buscar o apoio e voto de todos os deputados federais da bancada de Mato Grosso para a aprovação da PEC 14 na Câmara Federal.
O Presidente da Fenaspen, Fernando Anunciação foi muito elogiado pelo senador Paulo Paim, pela dedicação e garra em busca dos ideias e lutas, e em sua fala saudou e agradeceu a presença de todos e enfatizou que a razão da audiência são os servidores e que os mesmos são a peça principal. “Essa audiência, na verdade é uma reunião de trabalho onde vamos afinar nossas ações, para que no final tenhamos o mesmo êxito que tivemos no senado federal, onde tivemos a aprovação da nossa PEC. Não vamos aceitar que qualquer pessoa escreva sobre o sistema penitenciário, nós somos a autoridade, nós podemos falar para o servidor penitenciário, seremos Policiais Penais sim, queira alguns céticos ou não, porque o senado federal nos acolheu e a câmara também, sairemos com esse projeto aprovado se Deus quiser e muito em breve”, disse.
“Obrigado Dr. Luiz Antonio Pôssas Carvalho por atender ao nosso pedido e ir a Brasília falar do modelo de polícia penal que o senhor ajudou a implantar aqui no Mato Grosso. Já somos de fato, e logo seremos de direito. Exelente a sua fala pela valorização dos profissionais do sistema penitenciário como forma de implantar um sistema mais seguro e transformador. Os servidores penitenciários de Mato Grosso o agradecem pelo apoio”, disse Batista.
Anexos
23659480_1691908634163112_6799599166475607455_n.jpg
23755705_1691915097495799_5015616440473302602_n.jpg