Diretores do Sindspen-MT participaram da comemoração do 3º aniversário do SOE

O Presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), João Batista e demais diretores participaram  na manha de hoje (08) de um culto ecumênico em comemoração ao  3º aniversário do Setor de Operações Especiais (SOE).

A comemoração foi realizada na base do SOE, onde os servidores se alegraram com as felicitações e parabenizações das autoridades presentes, que ressaltaram a importância da instituição para o Estado e para a sociedade.

Dando inicio a fala, Frei Atamil Vicente de Campos, representante da Igreja católica Guadalupe deixou uma mensagem para os presentes ressaltando a importância da corporação para a população carcerária em seguida convidou a todos para um momento de oração em agradecimento pelo terceiro ano de implantação da instituição, em seguida o radialista Arizona também deixou uma linda e emocionante mensagem reafirmando que a função de agente penitenciário já existia desde a época de cristo, deixando claro o quanto a profissão é importante para o mundo, pois são eles que guardam e zelam pelos que cometem delitos.

O SOE atualmente está sob a gerencia do agente penitenciário, Edson Cassimiro da Silva Filho que em sua fala agradeceu a presença de todos e frisou que a data é pra ser comemorada devido aos avanços conquistados com muita luta por todos que já passaram por ali, enfatizou que uma das missões é ser o braço forte para realizar as ações determinadas pela secretaria, dentro da norma legal e diante das necessidades. “A concretização desse sonho é fruto da luta de muitos servidores, tanto mental como físicos e embates que tivemos. Hoje o sistema penitenciário está em evolução, já evoluímos muito, mais ainda precisamos ir além, se estamos aqui, muitos outros servidores já colaboraram e colaboram até hoje conosco, todos eles merecem aplausos. Somos todos agentes penitenciários, não somos diferentes, apenas nos diferenciamos apenas em algumas situações internas, jamais deixamos nosso companheiro terminar a missão sozinho, somos humanos e temos sentimentos. O parabéns hoje vai não para mim, mais para todos nós”, disse Cassimiro.

O Presidente do Sindspen, João Batista registrou que nada é feito sozinho, sem apoio ou equipe, e a comemoração dos três anos da base do SOE confirma, porque o inicio da construção foi uma união de forças pra chegar a uma base moderna, onde os servidores sentem orgulho em estar, foi uma junção de forças. “Não é por acaso que hoje comemoramos mais um ano, parabéns aos que já passaram por aqui e que ajudaram a construir o que hoje comemoramos. Então o parabéns vai para todos que contribuíram para a construção desse sonho, fruto de esforço de todos, parabéns pela determinação”, disse Batista.

Participaram do evento  O Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fausto José Freitas, Secretário Adjunto, Emanoel Flores, Superintendente Penitenciário, Gilberto Valias Rondon,  Superintende Administrativo da Sejudh, Wilson Alves, Delegado da Polinter, Marcio Velozo, Tenente Coronel, Rosangela Emiliana, Diretor regional do Sindspen-MT de Cáceres , Luiz Carlos Velozo,  Secretária Geral, Jacira Maria e Diretora Parlamentar, Hilda Versali, do Sindspen-MT, Diretora da Penitenciária Feminina, Elizabeth Ourives, Diretor do CRC, Winkler Freitas Teles, além de servidores da base Operacional do SOE.

HISTÓRICO

Em 08 de novembro de 2010 a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP) juntamente com a Escola Penitenciária do estado de Mato Grosso deu inicio ao I Cope (Curso de Operações Penitenciárias Especiais), que ofertou 60 vagas a todos os agentes do Estado. O curso foi realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamentos de Praças da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (CFAP) e teve a duração de sete meses. Concluíram com aproveitamento o curso 48 agentes. Em outubro de 2011 teve início o II Cope, que foi coordenado pela Escola Penitenciária. Foram ofertadas 120 vagas apenas para os profissionais das penitenciárias, com a duração de quatro meses. Dessa vez, concluiu o curso um total de 115 agentes.

Anexos

30842178-95ad-4e3b-ae3e-c8eea8c07273.jpg