Sindspen-MT na luta contra o câncer de mama realiza a primeira Caminhada Outubro Rosa

O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT) está engajado na Campanha Outubro Rosa e na manhã de hoje (14) realizou no Parque das Águas a primeira Caminhada de conscientização da  prevenção ao câncer.

Diretores, funcionários, servidores do sistema penitenciário e familiares participaram da programação especial alusiva à data, dirigida à sociedade, principalmente às mulheres, onde foi ressaltada a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das doenças que mais mata no mundo atualmente.

O evento foi organizado pela Diretoria de Esportes do Sindspen-MT e contou com a prevenção de uma educadora física, Rose Brugnari e a enfermeira Valdineya Duarte que preparou os presentes com um alongamento e logo após partiram para a caminhada ao redor do parque, alguns ainda superam e resolveram também realizar uma corrida já que o clima frio estava propicio.

Todos os participantes usaram a camiseta da Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul durante este mês, já que no mês de novembro também será realizado a mesma caminhada voltada para a prevenção dos homens.

Conforme o Diretor de Esportes, Jorge Moraes o objetivo do Sindspen é se engajarem na Campanha Outubro Rosa desejando alertar as mulheres, em especial as servidoras do sistema penitenciário, sobre a importância de prevenir o câncer de mama, além de despertar o desejo de uma alimentação mais saudável aliado à prática de exercícios. “Quero agradecer aos parceiros do evento como: como: Agemed, Aspec, RM Sonorização Aspe VG”, concluiu Jorge.

Toda a diretoria do Sindspen convidam os servidores do sistema penitenciário para participarem da próxima Caminhada Novembro Azul, com data ainda a ser definida.

Ao final da caminhada foi servido o café da manhã regado a muita fruta e todos os presentes se reuniram para fechar o evento soltando os balões rosa no ar.

História

Em 1990 surgiu o movimento rosa que marcou o inicio da luta pela prevenção do câncer em mulheres, marcado pela primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade.

Hoje, o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil. Um laço cor de rosa é o símbolo da campanha.

Logo após com as altas taxas de homens com câncer de próstata, lançaram a campanha, Novembro Azul que vem com a bandeira de prevenção voltada para os homens.

“O Sindspen demonstra assim com esse evento que não tem somente uma atuação corporativa e que, para além da campanha salarial, tem seus olhos voltados para o bem-estar e saúde dos servidores do sistema penitenciário e sociedade, além de demonstrar a importância da atividade física aliada aos exames preventivos. Nesse ano tivemos três servidores que faleceram em decorrência do câncer, por isso resolvemos marcar um novo tempo, não somente o de exercer nossa função, mais também de incentivar os servidores a cuidarem da sua saúde que é o que temos de mais precioso, sem ela não somos nada. Parabenizamos a participação dos servidores nesse momento e agradecemos os parceiros que contribuíram para a realização do evento”, destaca o Presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso, João Batista.

Anexos

74a57618-13a6-4fc3-89b5-6efb7b37aacb (1).jpg