Neste dia 27 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Psicólogo, data escolhida devido a sua simbologia e representatividade. Foi neste dia em 1964 que a profissão de psicólogo foi regulamentada através da Lei 4.119/62, reconhecendo o esforço e o trabalho daqueles que escreveram a sua história. São muitos avanços da psicologia desde a sua regulamentação, um deles é a concepção de que a psicologia pode e deve atuar na melhoria das condições de vida de cada um de seus usuários, mas não pode desconsiderar o meio social.
Neste Dia, o Sindspen-MT parabeniza todos os profissionais da área, que dedicam grande parte da vida ajudando as pessoas a encarar e superar suas dificuldades. Lembramos que esta categoria de trabalhadores tem como missão analisar o comportamento do ser humano e, assim, poder ajudá-lo a enfrentar seus problemas emocionais. Parafraseando o lendário psicanalista Sigmund Freud, “a ciência moderna ainda não produziu um medicamento tranquilizador tão eficaz como são umas poucas boas palavras”. Portanto, parabéns a todos os psicólogos e psicólogas em especial aos que atuam no sistema penitenciário se doando para o bem comum, ajudando a tornar o ambiente mais humanizado.
“Tornar-se um psicólogo é ultrapassar os limites da absorção do outro, da mera satisfação, da reprodução das práticas, do assistencialismo, da benevolência caritativa, da solidão e do medo. É respeitar o velho conhecimento, incorporando-o dentro das novas realidades que se apresentam, sem deixar de questioná-lo, compartilhando-o de forma crítica, responsabilizando pela produção de novos saberes ou, ao menos, acompanhando as mudanças oriundas do seu processo de reciclagem. É render-se a condição de um eterno aprendiz, sem perder os alicerces de sua formação. É entender que a ajuda está além da oferta de apoio, entendimento e orientação. É abandonar uma postura maternal e seguir os passos de um professor, um educador que ensina como caminhar sozinho”, disse Batista.
Mensagem ao psicólogo
É comum ouvir no dia a dia a frase do tipo: Está pirando procura um psicólogo.
Porém, um profissional de psicologia vai muito além do que conhecemos.
Ele geralmente é responsável por aplicar terapias comportamentais e ajudar nas dificuldades que o indivíduo encontra no seu dia a dia.
Ele está sempre apto a oferecer algum tipo de ajuda e principalmente pronto para ouvir de forma ética tudo aquilo que não temos coragem para compartilhar com mais ninguém.
Parabéns Psicólogos!