Em parceria com a Subsede do Sindspen-MT de Pontes Lacerda ?Projeto Recupera? é inaugurado

Na ultima terça-feira (01), o Vice-Presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), Arilson Moreira, participou da inauguração de sala de aula no CDP de Pontes e Lacerda-MT, onde detentos vão ter a oportunidade de serem alfabetizados.

A ação faz parte do projeto “Nova Chance”, que vai atender reeducando da unidade penal, oferecendo a oportunidade de estudar e obter conhecimentos para se preparar para o futuro.

Conforme o diretor da unidade, Nelson Ortega a concretização do projeto se deu a muitas parcerias entre elas, poder judiciário, executivo, legislativo, conselho da comunidade e grande contribuição da Subsede  em todas as fases do processo.

Nelson, diretor da unidade prisional contou que de todos os projetos o principal é a escola e hoje com o lançamento, a aula inaugural é o principio de tudo. Ainda tem uma outra sala para reformar e assim nós teremos mais outra turma com a parceria do Ministério do Trabalho.

“O mais importante é que a partir de agora os reeducandos do CDP vai ter essa oportunidade, de se qualificar, hoje o mercado de trabalho requer como principal o estudo e hoje nós conseguimos através de muitas parcerias alcançar o objetivo”, finalizou Nelson.

“O lançamento da Escola Nova Chance no CDP/PL, foi  missão dada e missão comprida, fruto de Luta dos AGEPENS do CDP e parceiros. Quero agradecer a Presença da Regional Cáceres, SISPEN, SubSede, Prefeitura e Câmara Municipal, Conseg, Secretarias de Obras e Assistência Social, OAB, IFMT, SEDUC, PRF, Igreja, Lions, Mídias de PL e toda Diretoria da Nova Chance. Agradeço muito a organização do representantes da Subsede do Sindspen-MT,  Josué Cordeiro e Luana Bornaghi, tudo certo graças a contribuição de cada um”, disse Nelson.

Os reeducandos vão receber todo material didático necessário para que possam estudar e um material específico está sendo confeccionado para que cerca de 20 detentos possam estudar com um material próprio para eles, este material está sendo desenvolvido para a alfabetização dos mesmos.

Outros projetos estão em andamento dentro do CDP, como uma horta onde cerca de 150 pés de alface estão sendo cultivados pelos próprios reeducando e estes alimentos serão doados para as creches e as escolas do município.

O Presidente do Sindspen, João Batista, parabeniza aos servidores envolvidos nesse projeto, como sempre o sistema penitenciário fazendo a diferença, indo em busca de melhorias e oportunizando aos apenados oportunidade de recomeçar, parabéns a diretoria do CDP e demais servidores envolvidos, aos parceiros e a subsede de Pontes Lacerda pela representatividade na região”, disse Batista.

A fundação Nova Chance é desenvolvida no estado de Mato Grosso há nove anos e tem como objetivo atingir 100% das unidades, segundo informações, Mato Grosso atende cerca de 30%, tornando-se o estado com o maior índice de atendimentos de reeducando estudando em salas específicas dentro da unidade prisional.

87c14529-4622-4f8d-87e1-6717ad3b662e.jpg

965dfa21-0042-4e06-bb14-1653010e786a.jpg