Diretoria do SINDSPEN se reúne com membros do Tribunal de Justiça de Mato Grosso para cobrar efetivo

O Presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen/MT), João Batista Pereira de Souza, reuniu-se na tarde de ontem (01), em audiência com o Desembargador Gilberto Giraldelli, intermediada pelo juiz da Vara de Execuções Penais Geraldo Fidelis. Participaram também da reunião representantes do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), Penitenciária Central do Estado (PCE) e Penitenciária Ana Maria do Couto “May”.

Na pauta o Presidente do Sindspen pontuou as principais reivindicações da categoria. Inclusive pediu explicações sobre a razão da transferência de 12 servidoras penitenciárias para o Presídio feminino e outros 12 servidores para A PCE.

Lembrou que hoje, para que uma Unidade funcione dentro dos padrões, necessitaria de ao menos 60 Servidores em diversas áreas internas e hoje precisaria de ao menos 800 novos Servidores para cobrir a demanda. Mas não acredita que as convocações venham a acontecer de imediato.

João Batista lembrou que, segundo a Organização Internacional do Trabalho – OIT, a segunda profissão mais estressante do mundo é a do Agente Penitenciário, consequência disso são os casos de stress, depressão, dependência química entre outros. E isso gera muitas licenças, internações, diminuindo ainda mais o efetivo da categoria que já é escasso.

Sobre a Jornada Voluntária, João Batista explanou a real importância desse quadro junto ao Sistema Penitenciário, que seria um custo anual para o Governo e, se adotada ainda este ano, custaria no máximo R$ 2 milhões ao Governo do Estado.

O juiz Geraldo Fidelis reconheceu que o Sistema hoje está pior do que a 10 anos atrás e que algo tem de ser feito de imediato e que tem visitado Unidades ao menos uma vez por mês e tem visto in loco que não dá para sentir segurança nos ambientes presidiários e que os próprios reeducandos veem essa fragilidade, causando ainda mais tensão à categoria  que se sente vulnerável.

O Desembargador Gilberto Giraldelli ouviu atentamente todas as reivindicações e demonstrou total apoio às soluções que foram ali pontuadas e pediu que o Sindicato providencie, com o máximo de detalhes possíveis, inclusive com fotos e relatórios anexados e apresentasse uma espécie de dossiê para que eles, o Desembargador, o Juiz Fidelis e outras partem envolvidas assinem conjuntamente um documento pedindo soluções para os assuntos a serem apresentados.

“A Diretoria do Sindicato tem procurado todas as Instituições que, de uma forma ou de outra, estão ligados ao Sistema Penitenciário para que cada um deles  dê sua contribuição nessa luta que não é só dos Servidores do Sistema Penitenciário”, ressaltou Batista.

João Batista, já começou o levantamento de todas as informações que deverão constar no referido documento solicitado, a partir do momento que saiu da Sala de Audiência, ainda na tarde da terça-feira.