Parceria entre Direção de penitenciária e UFMT vai levar Educação Superior a reeducandos da PCE

Na tarde de ontem (21) foi dado ponta pé inicial para a estruturação de um projeto que vai trazer mais oportunidades para reeducandos da Penitenciaria Central de Mato Grosso.

Conforme o Diretor da PCE, Roberval Ferreira Barros a primeira fase da parceria foi à visita da reitora da UFMT, Professora Myrian Serra as instalações físicas onde será abrigada a biblioteca, o laboratório de informática e a sala onde os tutores vão atender os estudantes do projeto “Liberdade de Direito e de Fato”.

A concretização do Ensino Superior é resultado do trabalho da direção da penitenciaria que por meio do projeto buscou e viabilizou uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec). “O objetivo da parceria é proporcionar de fato a ressocialização de detentos do regime fechado pela via da Educação Superior”, disse Barros.

Conforme a reitora da UFMT, professora Myrian Serra, além da biblioteca, do laboratório de informática com internet e a sala de tutoria, os alunos vão receber material didático e terão acesso ao ambiente virtual do curso.

Inicialmente vão ser oferecidas 18 vagas do curso de Administração Pública, na modalidade Ensino a Distância (EaD), no âmbito do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O processo  especial de seleção ocorrerá até o final desse mês e a previsão é que os novos estudantes comecem suas atividades acadêmicas em julho.

Durante a reunião a reitora reconheceu o esforço dos idealizadores do projeto e pediu empenho de toda sua equipe e das instituições envolvidas para que o projeto dê certo e se transforme num modelo a ser seguido por outras instituições do Brasil. “Estamos oferecendo o que temos de melhor, pois trata-se do curso, na modalidade a distância, com a melhor avaliação do Governo Federal”, pontuou a professora Myrian Serra, acrescentando que o fato da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acolher a proposta e ser a principal fomentadora do projeto, é muito significativo diante do atual quadro de cortes de gastos e de investimentos em Educação no qual o País está inserido.

O foco principal dessa parceria é a função social alem de criar oportunidades e  condições de igualdade aos egressos, para que eles possam concorrer, de forma justa, por uma vaga de emprego no mercado de trabalho. “A idéia é qualificar o reeducando, devolvendo cidadãos mais preparados à sociedade”, explica Rege da Rocha, diretor adjunto do Presídio.

O Projeto conta ainda com o apoio da Associação dos Servidores da Penitenciária Central (Aspec) que é parceira nas ações promovidas pela unidade penal.” Queremos aqui deixar os nosso agradecimentos e apoio dos projetos que são o Núcleo de execução penal na pessoa do juiz corregedor Geraldo Fidelis,  Defensoria Pública através do Dr. Carlos Royca e da OAB Dr. Valdir  Caldas e da ASPEC  (associação dos servidores Penitenciaria Central), além da Reitoria da UFMT”, frisou Barros.

Participaram da visita, a professora Myrian Serra acompanhada da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Lisiane Pereira de Jesus, e dos secretários de Tecnologia Educacional, professor Alexandre Martins dos Anjos, e de Articulação e Relações Institucionais, Fabricio Carvalho, além do juiz da Vara de Execuções Penais de Cuiabá, Geraldo Fernandes Fidelis Neto.

O Presidente Sindicato dos Servidores do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), João Batista ressaltou a importância dessa parceria  e parabeniza a direção  da PCE e todos os servidores envolvidos neste grande projeto pela busca por um sistema penitenciário mais justo e humanizado, provando com isso que os servidores penitenciários se preocupam com a qualidade do serviço prestado nas unidades por todo o Estado.

3f50edd7-338d-4863-a33f-f9404badec0a.jpg

8bbc46be-c310-45dd-8c13-24c34058c7d4.jpg