Servidores penitenciários e demais categorias lotaram a sede AL/MT para cobrar RGA integral.

Na manhã de hoje (07) a Assembleia Legislativa de Mato Groso (AL/MT) foi tomada por servidores de várias categorias entre elas a dos servidores penitenciários sempre presente nos movimentos.

O ato denominado “Ocupa Assembleia”, teve inicio as 08horas da manha em frente a Instituição, onde vários sindicalistas fizeram explanações sobre o embate com o Governo do Estado na tentativa de fechar um acordo para o pagamento integral. Porém o Governador Pedro Taques se nega, alegando não ter dinheiro para realizar o pagamento integral.

Enquanto um grupo de sindicalistas mobilizavam os servidores do lado de fora,da AL,  representantes de carreiras do Estado, sentaram, com representantes do governo na tentativa de fechar um acordo com relação ao pagamento da Revisão Geral Anual (RGA). O Executivo quer pagar em parcelas e somente em 2018. Por outro lado, os servidores cobram a RGA de imediato.

Na reunião da manhã, o Secretário de Fazenda disse que estava aberto o período de negociação e que iria segurar o projeto na AL e vão sentar com os representantes do Fórum Sindical e negociar e que na próxima reunião iria trazer os números e uma nova proposta para os servidores.

A reclamação do Fórum Sindical é a de que o governador Pedro Taques (PSDB) fechou-se desde a greve do ano passado, também provocada pela RGA, e não queria abrir o diálogo.

Conforme o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), João Batista Na reunião do período da  manhã   houve avanços. “No período da tarde teremos outra rodada de conversas entre as partes e convidamos aos servidores que não estiveram na manifestação no período da manhã  para que venham para a luta junto conosco ”, disse.

Devido a grande movimentação dos servidores dentro da AL, a sessão parlamentar que seria realizada hoje às 8h nem chegou a ser aberta, pois os  Manifestantes chegaram a ocupar as galerias, para tentar fazer pressão sobre a base do Governo, mas, depois das 10h, sem qualquer movimentação na plenária, voltaram para a frente da Casa, onde, em carro de som, representantes sindicais cobravam a RGA.

Em favor dos servidores a Deputada Estadual pelo PMDB, Janaina Riva subiu no carro de som e conclamou aos servidores para que não recuassem, deixando claro que políticos não tem medo de sindicalista, mais sim, dos servidores nas ruas e também reenterrou total apoio a classe trabalhadora, desde de que os servidores estejam dipostos a lutar.

2f7f6bd0-ea0a-428a-a857-c719a67a4cc7.jpg