Presidente do SINDSPEN-MT, João Batista participa de reunião para debater a PEC 308 em Brasília-DF com Ministro da Justiça Osmar Serragliu.

postado em: Notícias | 0

O Presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), João Batista participou ontem (29.03) de uma reunião no Ministério da Justiça em Brasília-DF, com o Ministro da Justiça (MJ), Osmar Serragliu, para tratar sobre a PEC 308 que cria a Policia Penal.

A reunião foi agendada pelo Deputado Federal Marcos Reategue (PSC) para colocar a par das ações o novo ministro Serragliu que ainda não havia tido a oportunidade de dialogar com a Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (FENASPEN) sobre esse assunto.

 

 

A reunião contou com a participação de representantes do Sistema Penitenciário, representantes da FENASPEN, Fernando anunciação (presidente) e o Diretor Carlos e o deputado Reategue.

 

 

A federação levou para o ministro a necessidade da criação da policia penal e o estado de Mato Grosso foi citado como modelo de estado que já atua nessa doutrina, apesar da falta de investimento nos profissionais, existe hoje esse trabalho. O trabalho realizado no sistema penitenciário de Mato Grosso foi apresentado aos presentes como base para a implantação em outros estados como Norte e Nordeste que precisam realizar essa migração para recuperar o controle dentro das unidades penais.

 

Na Oportunidade Batista explanou para os presentes sobre a atual situação do Sistema Penitenciário de Mato Grosso  que já trabalha com a doutrina da policia penal no Estado desde 2010, onde já é realizado o trabalho de recuperação onde os servidores realizam um forte esquema de inteligência articulado juntamente com as policias Militar, Civil e Federal, conseguindo evitar rebeliões, motins e esquemas dentro e fora das unidades, trazendo mais segurança tanto para os servidores como para a população em geral.

 

 

O deputado em sua fala disse que como delegado da policia federal e como parlamentar ele entende que o estado brasileiro precisa recuperar o controle das unidades penais e que isso só será possível a partir da motivação e do preparo desses profissionais do sistema penitenciário e que esses resultados positivos vão ser apresentados dentro de dez anos, mas que o trabalho tem que começar agora e passa pela aprovação da PEC 308 e pela valorização dos servidores penitenciários.

 

O Ministro da Justiça demonstrou preocupação com o sistema penitenciário e demonstrou contentamento com o trabalho realizado em Mato Grosso.

 

“mais uma vez, podemos constatar que a luta não pode parar. Na reunião  com o ministro da justiça Osmar Serragliu, agendada e acompanhada pelo deputado do Amapá Delegado federal Marcos Reategue, conseguimos, mais uma vez, mostrar para o ministério da justiça que a saída para o caos no sistema penitenciário brasileiro passa pela aprovação da PEC 308/04 e a valorização dos servidores e futuros policiais penais. A vinda do deputado Reategue para a nossa luta foi muito providencial, pois é especialista em inteligência policial defendendo o fortalecimento da nossa instituição como alternativa vital para a manutenção do controle do estado sobre a massa carcerária. Volto pra casa, mais uma vez, com sensação de dever cumprido, por enquanto”, disse João Batista Pereira de Souza, presidente do SINDSPEN-MT.

Anexos

João Brasilia ontem.mp4